Moradores e veranistas reclamam da falta de infraestrutura e manutenção da Praia Alegre, em Penha. O calçamento da avenida Governador Ivo Silveira, que fica à beira-mar, está danificado em alguns trechos e os chuveiros públicos não funcionam – alguns não têm sequer o registro.

Continua depois da publicidade

Faltam lixeiras e moradores afirmam que a coleta de lixo no auge da temporada foi problemático. A rua João Quintino Gomes, uma das vias que dão acesso à praia, aguarda há 20 dias a recolocação das lajotas após obra para corrigir problema na rede de esgoto. Outra reivindicação é a construção de um calçadão no local.

Segundo Aliciana Tavares, 50 anos, que reside desde que nasceu na Praia Alegre, essa situação reflete o descaso da administração municipal com os moradores e veranistas.

– Ficaram o mês de janeiro e metade de fevereiro sem limpar as ruas da praia, muito menos a rua principal de frente para o mar. Isso realmente é uma vergonha – ressalta.

Continua depois da publicidade

Outra reclamação da moradora é referente ao forte mau cheiro vindo do mar nos horários de maré baixa.

-Tudo isso devido ao rio Iriri, que virou uma vala de esgoto e desemboca na barra sul da Praia Alegre e contribui para poluir as águas da praia. Com a maré baixa, não há quem suporte o fedor – explica.

Dilceia Kroetz, 54, empresária e moradora de Joinville, possui casa na Praia Alegre há 13 anos. No entanto, a falta de investimento do poder público na infraestrutura do local a faz a veranista cogitar vender o imóvel.

Continua depois da publicidade

– Entra prefeito e sai prefeito e a gente nunca vê nada de efetivo ser feito para a melhoria da praia. Além de manutenção, faltam lixeiras e um calçadão para as pessoas poderem caminhar à beira-mar sem ter que andar no meio da rua – afirma.

Segundo um empresário estrangeiro e morador de Penha há 12 anos, que preferiu não se identificar, a falta de estrutura no local afugenta muitos turistas de fora do país.

– Muitos paraguaios, peruanos, chilenos e argentinos nem sabem que existem outras praias além da Praia Alegre. Vários deles me confidenciaram que foram embora, pois o lugar é lindo, mas não tem infraestrutura – explica.

Continua depois da publicidade