Nem bem a prefeitura de Florianópolis anunciou a abertura das inscrições para a Creche de Verão 2018, a partir da próxima sexta-feira, a população atentou para um fato alarmante: serão oferecidas apenas 1.000 vagas para serem sorteadas entre as mais de 13.000 crianças já matriculadas em alguma escola municipal de Educação Infantil.

Continua depois da publicidade

A leitora da Hora, Genilde Rosa, é uma das moradoras do bairro Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina, que cobra uma explicação da Secretaria Municipal de Educação sobre a baixa oferta de vagas no programa Creche de Verão.

— Nosso bairro, uma das praias mais procuradas da Ilha, que recebe turistas de todo o mundo e os pais precisam trabalhar, não terá creche de verão neste ano em nenhuma das três unidades. Pedimos à prefeitura para rever essa decisão, já que a creche mais próximo será somente uma unidade nos Ingleses para atender toda a região Norte da Ilha. É um descaso com nossas crianças — reclama Genilde.

Em contato com a reportagem, a assessoria da Secretaria de Educação explicou que a medida foi tomada após uma análise de dados referente à temporada passada. Segundo a secretaria, em janeiro de 2017 foram colocadas 1.652 vagas à disposição, sendo que foram preenchidas 1.620 e utilizadas, em média, por 950 crianças. “Devido a baixa frequência, a prefeitura fez uma redução na oferta de vagas para economizar o dinheiro público”, informou a assessoria da Secretaria de Educação.

Continua depois da publicidade

Inscrições abertas

Como informado, serão 1.000 vagas para o programa Creche de Verão 2018 e as inscrições abrem na sexta-feira, 24. A primeira etapa será feita online, no site da prefeitura, até o dia 30 de novembro. Na segunda etapa, os pais ou responsáveis deverão levar os documentos necessários à unidade educativa escolhida, do dia 24 de novembro ao dia 1º de dezembro, até às 16h, para validação da inscrição.

Sete unidades farão parte do Creche de Verão: NEI Nagib Jabor, no Estreito; NEI Orisvaldina Silva, na Lagoa da Conceição; NEI Santo Antônio de Pádua, no João Paulo; Creche Ingleses; Creche Waldemar da Silva Filho, na Trindade; Creche Maria Nair da Silva, na Fazenda do Rio Tavares; e Creche Celso Ramos, na Prainha.

O período de atendimento das crianças será de 3 a 30 de janeiro. Todos os inscritos irão concorrer igualmente e não haverá prioridade para as crianças da unidade polo. O critério de seleção será o de menor renda per capita.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias da Grande Florianópolis