Duas situações semelhantes ocorrem em pontos distantes da Grande Florianópolis. Na Servidão Maria Cordeiro Fernandes, no Campeche, uma obra inacabada revolta os moradores. Segundo Raphael Ribeiro, no fim do ano passado a prefeitura de Florianópolis chegou a iniciar a prometida obra de pavimentação da via, que parou nos últimos dias de 2016 e não foi retomada. A via chegou a ser fechada, a tubulação está exposta e o transtorno só aumenta. Nos últimos dias, os moradores se manifestaram colocando faixas no que seria o canteiro de obras pedindo a pavimentação.
Continua depois da publicidade
— Já sabemos de vizinhos que torceram o pé e tiveram problemas mais sérios devido aos buracos frequentes. Há o risco de o caminhão do lixo não conseguir passar para fazer a coleta — conta Raphael.
Já em Palhoça, na Barra do Aririú, a espera é a mesma. O trecho entre as ruas Malaquias e Eduvirge Wiethorn tem buracos, que causam problemas sempre que chove, apesar da promessa de pavimentação. Moradores também instalaram uma placa em que pedem atenção da prefeitura.
E a solução
Continua depois da publicidade
Em resposta à Hora, a assessoria de comunicação da prefeitura da Capital disse que a Servidão Maria Cordeiro Fernandes, no Campeche, “é uma das obras que foram paralisadas, ainda na gestão anterior, devido à interrupção de repasses financeiros por parte do governo do Estado”. Ainda, informou que o secretário de Obras, Luiz Américo Medeiros, não só tem conhecimento da situação como já solicitou a retomada do financiamento ao escritório de projetos da prefeitura.
No caso de Palhoça, a prefeitura ressaltou à redação que mantém o compromisso de trabalhar sempre para melhorar a qualidade de vida das pessoas e uma das formas que tem feito isso é a pavimentação das vias por todo município. “A Rua Eduvirge Wiethorn já está recebendo a pavimentação necessária. Quanto a rua Malaquias, a secretaria de Infraestrutura ressalta que técnicos serão encaminhados para verificar os problemas e apontar os serviços e projetos necessários para inclusão em um próximo pacote de obras”, informou a assessoria.
Onde cobrar
A Secretaria de Obras de Florianópolis fica na Rua Tenente Silveira, 60, centro da cidade, e atende pelo 3251-6341. Já a Secretaria de Infraestrutura de Palhoça fica na Avenida Hilza Terezinha Pagani, 280, Passa Vinte, e o telefone é o 3279-1715.
Continua depois da publicidade