A possibilidade de um terreno do Bairro Itoupava Central abrigar o Complexo Penitenciário do Médio Vale do Itajaí motiva um grupo de moradores a se reunir na noite desta terça-feira no Salão Cruzeiro, às 19h30min, para discutir sobre o assunto. A comissão organizadora criou o Acorda Itoupavas, com o objetivo de refutar a chance de a unidade ser construída na região.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a Fundação de Meio Ambiente do Estado (Fatma) analisa o licenciamento ambiental de três possíveis terrenos de Blumenau. O governo, porém, não divulga os locais para evitar especulações e discussões antecipadas. Segundo Ailton de Souza, membro do grupo que organiza o encontro de hoje à noite, os moradores são totalmente contra a construção do complexo penitenciário.
– Fizemos uma pesquisa de porta em porta na nossa região com 353 famílias. Apenas três disseram estar indiferentes ao local. O restante é contra – afirmou Souza.
A intenção dos organizadores é colocar em debate a aprovação de um abaixo-assinado contra a construção da unidade e uma moção de repúdio que será enviada à Câmara de Vereadores com a mesma proposta.
Continua depois da publicidade
– Ninguém nos chamou para conversar e debater a proposta. Queríamos participar da discussão sobre o local onde o complexo será construído – explicou Souza.
Secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau, César Botelho afirmou ontem que não irá ao encontro. Por assessoria de imprensa, Botelho afirma que não há motivos para ir à reunião, já que o terreno ainda não foi escolhido. O salão Cruzeiro fica na Rua Carlos Krueger, na Itoupava Central.