O temporal que atingiu Santa Catarina na sexta-feira segue provocando transtornos em Florianópolis. Neste domingo (23) à tarde, moradores fecharam a Rua Leonel Pereira, que liga os bairros Cachoeira do Bom Jesus e Ingleses, no Norte da Ilha. Desde sexta-feira, há unidades consumidoras sem energia.
Continua depois da publicidade
Segundo o site da Celesc, que mostra em tempo real a situação do abastecimento no Estado, o bairro Cachoeira ainda possuía 79 unidades sem luz por volta das 17h deste domingo. A rua chegou a ser liberada por alguns instantes por volta das 16h30min, mas moradores afirmaram que devem bloquear a via novamente caso a situação não seja resolvida. A Polícia Militar estava no local por volta da 17h30.
Segundo a Celesc, com o temporal de sexta-feira, 25 transformadores queimaram na região da Grande Florianópolis, sendo dois no Norte da Ilha. De acordo com o gerente regional da Celesc, Adriano Luz, por volta das 17h deste domingo um dos transformadores danificados estava sendo trocado e o outro seria substituído em seguida. A estimativa era de que a situação estivesse normalizada até as 18h deste domingo.
Com a troca desses transformadores no Norte da Ilha, a Celesc ainda precisará fazer a manutenção de outros dois alimentadores, um no bairro Serraria e outro no Estreito. Segundo Adriano, o transformador localizado no Estreito chegou a ser reparado após o temporal de sexta-feira, mas por conta da chuva de sábado, o aparelho queimou novamente.
Moradores relatam dificuldades
Continua depois da publicidade
Um dos moradores identificado como Osmar relatou que duas crianças na região dependem de um aparelho para respirar, mas que sem luz esse tratamento fica inviável.
— É um caso urgente. Ligamos lá e falaram que não tem previsão. Desde sexta-feira está sem força, sem luz. Essas crianças precisam de atenção. Precisamos fechar a rua, mas não viemos com violência — disse.
Outro morador, o pescador Diego Schreder diz que depende da volta da energia para manter os produtos refrigerados. Ele calcula que pode ter um prejuízo de até R$ 10 mil caso a mercadoria estrague.
— Desde sexta-feira está assim. Com o temporal teve uma queda de galhos na fiação e danificou o transformador — comenta.
Continua depois da publicidade