Nesta sexta-feira, às 16h30, no cruzamento da avenida Santos Dumont com a rua Tuiuti, uma nova manifestação de moradores contra a construção do crematório promete reunir cerca de cem pessoas. Desde esta quinta-feira, há faixas, um outdoor e três caixões para chamar atenção de quem passa pelo local.
Continua depois da publicidade
Nas faixas, dizeres como “Estão matando o Aventureiro e o Jardim Paraíso”, “Crematório? No Aventureiro, não”. Os caixões estão na pista que vai para o Jardim Paraíso, que está interditada por causa de obras de esgoto. Por isso, não estão interrompendo o trânsito.
O presidente da União de Associações de Moradores do Bairro Aventureiro, Luiz Alves Castanha, disse ontem que mobilizou as comunidades do Cubatão e do Jardim Paraíso para participar do protesto de hoje. O trânsito será interrompido no local em algum momento do protesto, mas a ideia não é causar prejudicar os motoristas e sim chamar a atenção para a reivindicação dos moradores, segundo Castanha.
O presidente da associação lembrou, ainda, que um advogado foi contratado para mover uma ação já a partir de segunda-feira e tentar barrar na Justiça as obras do crematório, que estão em andamento.
Continua depois da publicidade
– Já temos também 5 mil assinaturas em um abaixo-assinado contra a obra -, lembrou Castanha.
Uma nova manifestação já está sendo preparada para a semana que vem, no mesmo cruzamento.
Alberto Beier, empresário da bairro, vai engrossar o protesto hoje. Ele acredita que a mobilidade da região será a principal prejudicada com o crematório.
– Imagine alguém indo pegar um voo e se deparar com um cortejo à sua frente em plena Santos Dumont -, refletiu.
Além do trânsito, o empresário cita o fator psicológico a desvalorização dos imóveis da região como fatores negativos.
Continua depois da publicidade
MURAL: O que você acha da instalação de um crematório em Joinville?