O prefeito de San Buenaventura, nas proximidades de La Paz, na Bolívia, permaneceu uma hora preso em uma armadilha de madeira no último fim de semana. A ação dos moradores foi uma punição contra Javier Delgado pelo que consideram má administração. As informações são do jornal boliviano El Deber. O prefeito disse que o caso se trata de “uma confusão total” e que a punição teria sido motivada por pessoas que procuram revogar seu mandato.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo a reportagem, esta não é a primeira vez que o político é punido dessa forma. Em 2015 e 2016 ele também teria passado pelo mesmo tipo de situação, considerada um costume local. Delgado contou que não podia se defender e que desistiu não resistir, já que o castigo foi decidido pelos moradores da cidade de 8 mil habitantes. Depois do episódio, ele disse que teve a oportunidade de se explicar sobre as acusações.
— Foi tudo uma confusão provocada por pessoas que espalharam mentiras — afirmou.
O prefeito pertencia ao Movimento ao Socialismo (MAS), do presidente Evo Morales, mas foi reeleito depois de ter criado um pequeno partido de oposição ao governo.
Continua depois da publicidade