O entroncamento entre a BR-280 e a SC-413, onde ocorreu o acidente que matou duas pessoas no último sábado, em Guaramirim, Norte de SC, é alvo de pedidos antigos de melhoria. Silene de Lima Oliveira, 25 anos, grávida de seis meses, e Fabiano Rosa Coelho, 21, perderam a vida no trecho, depois de batida entre o caminhão e Corsa Sedan com cinco ocupantes. O carro bateu no canteiro central do trevo, atravessou a pista e foi atingido por um caminhão com placas de Blumenau.

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Arlindo Fiamoncini, presidente da associação de moradores do bairro Avaí, onde fica o trecho, conta que em novembro de 2010 uma comitiva de lideranças regionais foi ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Florianópolis, reivindicar melhorias no local.

Entre as obras solicitadas, estavam o alargamento do trevo, a colocação de placas nos três sentidos para alertar sobre a proximidade da rotatória e melhorias na pista para evitar o acúmulo de água da chuva. Fiamoncini diz que a entrada para a Rodovia do Arroz saindo de Jaraguá é estreita e os caminhões quase não conseguem passar. Ele defende que placas sejam colocadas até mil metros antes da rotatória.

O chefe da 3ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, em Joinville, André Ortega, diz que a chefia do órgão encaminhou há 15 dias um ofício ao DNIT de Joinville solicitando reforço na sinalização de alerta com placas e pintura na pista, mas ainda não havia recebido retorno. A solicitação foi feita depois que a PRF recebeu reclamações de motoristas. Ontem, o órgão não tinha o estudo sobre o número de acidentes no trecho.

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A assessoria de imprensa do DNIT informa que o km 51 da BR-280, que compreende a entrada da Rodovia do Arroz, vai receber um radar fixo a cerca de 500 metros do trevo para evitar abuso de velocidade. A instalação do equipamento deve ser concluída na semana que vem, mas ainda não há previsão de funcionamento porque o aparelho depende de uma aferição do Inmetro.

Em relação à colocação de placas de alerta, o DNIT informou que o trecho já tem a sinalização obrigatória, que indica os sentidos de deslocamento, e que a colocação de outras placas ou de tachões é complementar.

Segundo o órgão, o trevo não receberá melhorias estruturais porque o projeto de duplicação da BR-280, entre Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, prevê a criação de um contorno rodoviário que irá desviar o tráfego de caminhões do trecho urbano de Jaraguá e Guaramirim, incluindo o entroncamento.

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