Moradores de Porto Belo decidiram protestar por um melhor abastecimento de água na tarde desta terça-feira. Eles reclamam que há cerca de três meses vêm recebendo água com coloração marrom em horários distintos do dia. Segundo os moradores, nem a prefeitura ou a Casan, responsável pelo abastecimento na cidade, apresentaram soluções concretas para o problema.
Continua depois da publicidade
A manifestação pacífica, que ocorre a partir das 17h30 na praça da cidade, em frente a prefeitura, foi organizada no Facebook, através da página Cidadão de Porto Belo, que tem mais de 4 mil curtidas. O objetivo do grupo é formar uma comissão para discutir o assunto com as autoridades e buscar soluções para o problema.
Morador de Porto Belo e um dos organizadores do protesto, Átila Rogério da Silva, afirma que os moradores também estão organizando um abaixo-assinado para protocolar no Ministério Público do município e do Estado, além de acionar a Aris – agência reguladora que fiscaliza as empresas de saneamento.
– Queremos uma resposta clara da Casan. Eles dizem que a água está assim em função da chuva, mas até quanto vai ficar assim? Vão fazer algum investimento? – questiona Silva.
Casan diz que problema é a estiagem
Continua depois da publicidade
A Casan informou que a falta de chuvas na região onde está localizada a captação de água e a estação de tratamento de Porto Belo e Bombinhas está prejudicando o sistema de abastecimento. Segundo a companhia, a estiagem provocou a diminuição da vazão do Rio Perequê e também do nível da lagoa de captação. Por isso, a água captada é mais turva e seu tratamento mais demorado, o que afeta a distribuição.
– Apesar desse inconveniente de cor, a água é potável – garante o superintendente da região metropolitana da Casan, Carlos Alberto Coutinho.
A empresa também pediu desculpas pelo transtorno e solicitou a colaboração da população na economia de água até que a situação do manancial seja regularizada.