Um grupo de moradores de Antonio Carlos e Biguaçu, na Grande Florianópolis, faz um protesto na manhã desta sexta-feira por melhorias da SC-407, estrada que liga as duas cidades. Desde as 7h eles fecham o trânsito no local com máquinas agrícolas e caminhões.

Continua depois da publicidade

A previsão é de que a manifestação siga até as 9h. Por conta do ato, o trânsito está totalmente fechado no local. Só passam veículos de emergência e ambulâncias, segundo os organizadores. Com cartazes, a população pede pela revitalização da rodovia, que enfrenta problemas no calçamento. Pneus chegaram a ser queimados pelos manifestantes.

O protesto é organizado pela Comissão Pró Revitalização da SC-407. Um dos questionamentos do grupo é que o material usado no asfalto da região não suporta as chuvas e os buracos facilmente voltam a aparecer.

Em maio, a reportagem da Hora esteve em Antonio Carlos e constatou o péssimo estado de conservação da rodovia SC-407. A situação é ainda mais frustrante para os moradores, já que em novembro de 2016 o governador Raimundo Colombo assinou uma ordem de serviço que autorizava o início das obras de restauração do pavimento. Porém, até agora, ninguém viu uma máquina na pista.

Continua depois da publicidade

O contrato previa o investimento de R$ 6,9 milhões do governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), e o término das obras em até 360 dias. O trecho que deveria ser recuperado tem apenas 15 quilômetros de extensão, o que enerva ainda mais os moradores.

No mês passado, o Deinfra alegou que o “contrato está parado com problemas de burocracia interna” e que por isso as obras não foram iniciadas. Afirmou, ainda, que está em contato com a Secretaria de Planejamento de Santa Catarina para viabilizar os recursos para a obra, mas que não há previsão para o início do serviço.