Integrantes da Ocupação Esperança, no bairro Brejaru, em Palhoça fecharam os acessos à comunidade na manhã dessa segunda-feira (6) após um boato de que a prefeitura faria uma reintegração de posse. No início da tarde desta terça-feira, a mobilização ainda tinha representantes no local, segundo a Polícia Militar.

Continua depois da publicidade

Atualmente, 300 famílias vivem na ocupação. Os moradores usaram madeiras, pneus e uma carcaça de carro para impedir o acesso à comunidade. Membros da associação comunitária informaram ao G1SC que a Polícia Militar foi chamada por quem reside no local e se sentiu incomodado com o fechamento da entrada da ocupação.

A chegada dos policiais foi entendida pelos participantes do movimento como o início da reintegração de posse.

A PM relatou ao G1 que alguns participantes da mobilização jogaram objetos nos policiais e colocaram fogo na carcaça de veículo que havia no local.

O prefeito de Palhoça, Camila Martins, declarou na manhã desta terça à CBN Diário que busca soluções junto ao governo federal para realocar essas famílias.

Continua depois da publicidade

– Embora a prefeitura não tenha feito reintegração de posse, mais dia, menos dia, eles vão ter que deixar o local, porque é uma propriedade privada – declarou.