Para quem não tem nem o dinheiro garantido para as refeições do dia, ir até uma loja, escolher, comprar e levar para casa novas peças de roupas é impensável. Mas é exatamente essa sensação que a ação social The Street Store, Loja de Rua em tradução literal, deseja proporcionar aos moradores em situação de rua e pessoas carentes em Florianópolis no próximo sábado, 4.
Continua depois da publicidade
A edição local dessa iniciativa solidária acontecerá na Rua Trajano, em frente ao Museu Histórico de Santa Catarina, para entregar cerca de 1.440 peças – roupas, sapatos e acessórios – às pessoas que precisam, principalmente com a chegada do inverno. Terão opções para homens, mulheres, jovens e crianças.
Acompanhe as últimas notícias da Grande Florianópolis
O The Street Store propõe uma nova experiência para as pessoas carentes. Será montada uma “loja” ao ar livre com as doações, que já foram coletadas, lavadas e reformadas. Os materiais serão expostos da mesma maneira como acontece em uma loja de verdade – com vitrines, cabides e calceiros, por exemplo. Tudo para que aqueles que não têm recursos financeiros possam passar pela experiência de escolher e levar o que quer e precisa.
Continua depois da publicidade
– É uma loja aberta e gratuita, que gera uma verdadeira troca de gentileza, solidariedade e experiências. Nossa intenção é olhar nos olhos, tocar, fazer um carinho em quem chegar ali, porque essas pessoas não estão acostumadas a isso. A ideia também é dar vida àquele casaco parado no armário, além de contribuir para uma sociedade melhor – explica uma das articuladoras da edição local, Maria Lúcia Mendes Gobbi.
De acordo com a organização, o material que será doado a pessoas carentes e moradores em situação de rua já foi coletado, lavado e reformado graças a uma parceria com o Sesc e a Campanha do Agasalho do Grupo RBS.
Para levar as roupas, não é necessário cadastro – é só chegar, conforme a organização. Eles garantem que, se houver filas, haverá a distribuição de senhas. Os interessados em atuar como voluntários podem enviar uma mensagem para a página The Street Store Floripa, no Facebook.
Continua depois da publicidade
Sobre o The Street Store
A ação social já foi realizada em mais de 100 cidades pelo mundo. A Cidade do Cabo, na África do Sul, foi a pioneira. No Brasil, Porto Alegre e Fortaleza já receberam o projeto. Essa é a primeira vez em Santa Catarina.
A intenção é ajudar pessoas carentes a atravessar o inverno de forma mais confortável, e auxiliar no processo de reconstrução da autoestima daqueles que muitas vezes são completamente ignorados pela sociedade, conforme a organização.
The Street Store, ONG Associação Novo Alvorecer, Associação Nipo Catarinense, Museu Histórico de Santa Catarina e Palácio Cruz e Souza, Grupo Mendes Gobbi, Ecubo – e³ Arquitetura e Engenharia, Sesc, Mudanças Granero, Timar Tintas E Revestimentos, Verduras Orgânicas Besen, Fort Atacadista, Dailha Camisetas, 30 Por Segundo, KL Embalagens, Arte Laser, Lumibox, Adjori-SC, Adjori Brasil e diversos voluntários apoiam o evento.
Continua depois da publicidade
O quê: The Street Store Floripa
Quando: 4 de julho (sábado), das 9h às 15h
Onde: Rua Trajano, em frente ao Museu histórico de Santa Catarina, com sede no Palácio Cruz e Sousa – Saída da Rua – Centro de Florianópolis (SC)
Como: Em um espaço público, a organização monta uma loja com roupas e sapatos expostos de forma organizada, para que cada pessoa possa olhar, escolher e sair mais feliz e mais quentinha.
Atrações: Orquestra Novo Alvorecer, de violinos, se apresenta das 11h às 12h30min.