Diferente de outros anos, quando a falta de água e serviços básicos era notícia recorrente, nesta temporada o litoral surpreendeu moradores e veranistas com a oferta contínua de necessidades essenciais. Para ficar atento à infraestrutura das cidades, oito moradores e veranistas em Navegantes, Itajaí, Itapema, Porto Belo e Balneário Camboriú – os leitores do Santa se inscreveram e foram convidados a participar voluntariamente do projeto – monitoraram pontos específicos como coleta de lixo, abastecimento de água e energia elétrica, movimento de veículos e, claro, as primeiras horas do novo ano. Confira aqui a tabela com a avaliação da comunidade.
Continua depois da publicidade
::: Prefeituras avaliam o que deu certo e o que pode melhorar no atendimento à população
O ponto de maior transtorno apontado por turistas ainda é o trânsito, com fluxo intenso em todas as cidades, como já era esperado neste período do ano. Apesar dos serviços terem sido eficientes mesmo com o aumento de pessoas no litoral, alguns itens ainda merecem atenção. Segundo relato do corretor de imóveis Newton Kostetzer, morador de Navegantes, o que mais chamou atenção na cidade foi a procura de informações turísticas, além da falta de banheiros públicos.
Sobre os problemas apontados, o secretário de Turismo de Navegantes afirma que um projeto de revitalização da orla ainda aguarda questões ambientais, mas a previsão é de que ele seja finalizado até a próxima temporada.
O consultor empresarial Márcio Mafra afirma que o único problema na Praia Brava, em Itajaí, é o policiamento, que em sua avaliação é insuficiente para atender todas as demandas da temporada.
Continua depois da publicidade
A Polícia Militar de Itajaí contesta a avaliação de Mafra e afirma que duplas de policiais fazem patrulhamentos diários em horários estabelecidos previamente. Além disso, as equipes contam com o apoio da rádio-patrulha, que atua em turnos de 12 horas. Durante a alta temporada o efetivo da PM recebe reforço das equipes do Oeste do Estado.
Em todas as cidades citadas, o abastecimento de luz, coleta de lixo e festa do Ano-Novo ocorreram normalmente. Apenas parte do abastecimento de água na cidade de Porto Belo ficou comprometida por conta do rompimento de uma adutora no dia 31 e uma pane elétrica no dia 1º. Nas demais cidades o fornecimento ocorreu normalmente.