Desde o dia 30 de dezembro, moradores e veranistas estão passando por problemas com a falta de água em São Francisco do Sul, cidade do Litoral Norte de Santa Catarina. Além de relatos nas redes sociais, lojistas também relataram a situação à equipe da NSC TV nesta quarta-feira, 1º de janeiro. Em alguns lugares, é necessário utilizar garrafas de água mineral para lavar a louça dos restaurantes.
Continua depois da publicidade
Em nota, a concessionária Águas de São Francisco do Sul informou que o problema ocorre por causa da falta de chuva no último mês.
Confira o texto na íntegra:
A Águas de São Francisco do Sul solicita a atenção de turistas e moradores para o uso consciente de água tratada, principalmente durante este período de estiagem que afeta o município. A falta de chuva prolongada que atinge a região, provocou a queda do volume de água bruta em todos os pontos de captação dos rios que abastecem a cidade.
Para se ter uma noção, durante o mês de dezembro de 2018 o volume pluviométrico foi de 154,9mm. Em uma comparação com este ano, os índices caíram para apenas 98mm de chuvas até o momento.
Continua depois da publicidade
Somando-se a isso, altas temperaturas, baixa umidade do ar e a chegada dos turistas aumentaram o consumo de água da cidade – até o último final de semana, cerca de 30 mil veículos já haviam entrado em São Francisco do Sul. O município, que normalmente possui uma população de 55 mil habitantes, nesta temporada acomoda mais de 220 mil pessoas, conforme as estimativas.
No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que seja priorizado o uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Conforme dados da previsão do tempo, a expectativa é que as chuvas voltem a cair a partir desta quinta-feira (02), o que deve estabilizar a situação.
Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com a concessionária por meio dos canais de atendimento pelo telefone 0800 595 4444 ou mensagens para o WhatsApp 99234 1414.
Leia também:
Em Florianópolis, Casan solicita uso consciente de água à população
Balneário Camboriú pode ter racionamento de água e rodízio de abastecimento