A combinação de uma curva acentuada e a pista molhada pela chuva pode ter facilitado mais um acidente na rua Petrópolis, no bairro Itaum, em Joinville, na manhã desta segunda-feira. O motorista Jorge Luiz da Silva, 46 anos, perdeu a direção do Corsa, invadiu a pista contrária e caiu em um barranco, atingindo a garagem de uma casa.
Continua depois da publicidade
De acordo com os moradores, por mais que a cena pareça ser incomum, dezenas de acidentes já ocorreram naquela curva. Eles pedem mais sinalização. O Ittran ainda precisa avaliar a situação.
Jorge Luiz seguia em direção ao bairro Petrópolis e, por sorte, não se machucou durante o acidente. Ele mesmo avalia que faltou sinalização.
– Eu não estava rápido. Mas perdi o controle do carro na curva. Se tivesse uma lombada, eu conseguiria ter evitado o acidente -, observou o motorista.
Continua depois da publicidade
O pensamento dele é compartilhado pelo comerciante Luiz Carlos de Souza, 52, que tem um mercado em frente à curva.
– Os carros vêm com alta velocidade, tanto em direção ao Petrópolis quanto no sentido contrário, como quem vai para a rua Monsenhor Gercino. Já destruíram o muro e ainda derrubaram o toldo da entrada do mercado -, contou.
– Tenho um filho de nove anos e não deixo ele andar de bicicleta nesta rua, por medo da velocidade dos carros -, complementou.
Continua depois da publicidade
Além do comerciante, o vizinho Alfredo Soares de Carvalho, 56, sofreu – e ainda sofre – com os acidentes neste ponto. O carro desta segunda derrubou o muro e atingiu a garagem de sua casa. Por pouco não bateu no carro que estava estacionado.
– Na quarta-feira passada, um carro veio com tudo na curva e caiu dentro da minha casa. Ele bateu em uma Kombi que tenho e ainda rachou a parede.
E esta não foi a primeira, nem segunda, nem terceira vez que Alfredo presenciou uma batida. Ele já precisou reformar o muro ao menos três vezes e já teve até a rede elétrica da casa atingida por um carro que não segurou o freio na temida curva da Petropólis.
Continua depois da publicidade
– Já ligamos algumas vezes para o Ittran, mas o órgão afirma que não há necessidade de uma lombada física na rua. Mas assim não dá para ficar -, concluiu Luiz Carlos.
Contraponto
De acordo com o diretor de trânsito do Ittran, Eduardo Bartniak Filho, como a rua Petrópolis é uma via arterial – que liga um bairro a outro e possibilita o trânsito entre diferentes regiões da cidade – a implantação de uma lombada física fica proibida, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Lembrando que a velocidade máxima permitida nessas vias é de 60 km/h.
– Foi realizado um mapeamento em Joinville para avaliar os pontos críticos, onde ocorrem mais registros de acidentes, para definir a instalação de novos pontos de fiscalização eletrônica. E a rua Petrópolis, neste ponto específico onde ocorreu o acidente, não entrou no mapeamento. Mas vamos até o local analisar a situação para definir se aquela área precisa de uma sinalização mais eficiente.
Continua depois da publicidade