O vento nordeste que sopra na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, nesta quarta-feira (2), carrega, além do ar, o mau cheiro do Rio Capivari. A coloração escura indica o nível de poluição do curso que deságua no mar e dá o tom da preocupação de moradores e turistas com a balneabilidade deste que é um dos principais destinos de verão na Capital catarinense.

Continua depois da publicidade

A advogada Soreny Cerino, de 57 anos, se mudou para os Ingleses em maio de 2018. Ela conta que ao longo do ano a situação já é bem preocupante, mas que neste verão se agravou.

— A gente mora aqui perto. Olha, (o Rio Capivari) está fedido demais, não dá para chegar perto. O pior é que está cheio de gente na praia, as pessoas ficam atravessando o rio com água pelo joelho e tem até criança entrando no mar ali do lado — relata Soreny.

Apesar do relato, do mau cheiro e da coloração escura que evidenciam a contaminação da água, o site do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), antiga Fatma, indica que o local está próprio para banho.

Continua depois da publicidade

Em outubro, a Hora de Santa Catarina esteve no local para verificar as condições de balneabilidade da Praia dos Ingleses às vésperas da temporada de verão. Na ocasião, a situação era bem parecida e o mau cheiro e a coloração escura já dominavam as águas do Rio Capivari.

À época, a Casan, responsável pelo saneamento básico em Florianópolis, disse que está realizando uma "obra de esgotamento sanitário que poderá mitigar alguns desses problemas quando ela ficar concluída, para o Verão 2019/2020".

Na manhã desta quarta-feira (2), a assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que a equipe do programa "Se Liga na Rede" fará uma vistoria no local acompanhada de técnicos da Vigilância Sanitária e da Floram.

Leia mais notícias da Grande Florianópolis