Esta terça-feira foi dia de recuperar os estragos causados pela chuva de granizo que caiu na segunda-feira. A chuva durou cerca de dez minutos, foi suficiente para causar prejuízos na região.

Continua depois da publicidade

Em Guaramirim, os bombeiros registraram 30 atendimentos a moradores que tiveram as casas parcialmente danificadas pelo fenômeno. A maioria das ocorrências aconteceram nos bairros Ponta Comprida, Rio Branco e Vila Caroline. Até a tarde desta terça, a Defesa Civil do município não tinha concluído o levantamento dos prejuízos.

A chuva também causou estragos em Jaraguá do Sul e Massaranduba, mas não foram registrados deslizamentos. Em Jaraguá do Sul, a Defesa Civil registrou 12 casas parcialmente danificadas. O bairro mais atingido pelo granizo foi o Ilha da Figueira, com oito casos, mas também houve problemas no Rio Cerro, Vila Nova e Santo Antônio.

Uma família de cinco pessoas na Ilha da Figueira ficou desalojada e ficará temporariamente na casa de parentes. O volume de chuva e a força do vento também surpreenderam os técnicos da Defesa Civil. O órgão estava em alerta com a possibilidade de chover 120 milímetros em três dias, volume suficiente para causar problemas.

Continua depois da publicidade

– Só que choveu 72 mm em apenas uma noite (das 19 horas de segunda-feira à 1 hora de terça), quase a quantidade para dois dias -, explica o diretor da Defesa Civil, Ronis Bosse.

Segundo Bosse, durante a chuva ocorreram rajadas de vento de até 90 km/h, quando o normal na região é 5 km/h. A previsão para esta terça é de tempo encoberto, sem chuva.

Em Joinville, produtores rurais de Pirabeiraba foram os mais afetados pelas chuvas.