Moradores protestaram na Avenida Mauro Ramos – Foto Edsoul

Na sexta-feira, moradores do Morro da Mariquinha, no centrão de Floripa, fizeram uma manifestação pacífica clamando pela paz. O manifesto tem a ver com o clamar das comunidades pelo fim das incursões hostis da Polícia Militar.

Continua depois da publicidade

Segundo o relato dos moradores da área, os maus-tratos têm passado dos limites, alcançando o lamentável abuso de autoridade. Tenho recebido com frequência os relatos de que a distância histórica entre os guetos e corporações tem se tornado inimizade, o que me entristece profundamente. Pois, se há o interesse por parte do Comando Geral da Polícia Militar de se aproximar das áreas vulneráveis, deve haver ao menos uma conversa entre lideranças de ambos os lados.  O que, a meu ver, não pode acontecer é trabalhar a repressão sem ter envolvimento de outros braços governamentais em prol da prevenção.

Ainda sobre a manifestação que rolou, achei bonito o respeito que os três batedores motociclistas da Polícia Militar deram às 60 pessoas que lá estavam, em plena Avenida Mauro Ramos, bloqueando apenas uma das faixas. Em contrapartida, foi lindo ver os moradores aplaudindo o trabalho prestado pelos três policiais. Respeito mútuo, é disso que precisamos.

Continua depois da publicidade