Um grupo de cerca de 30 moradores do Maciço do Morro da Cruz invadiu o prédio da Prefeitura de Florianópolis, localizado na rua Conselheiro Mafra. Eles reclamam da demolição de quatro casas próximas a Serrinha, e pediram uma audiência com o superintendente da Floram e o secretário de habitação. A Guarda Municipal foi chamada para controlar a confusão, e uma reunião foi agendada para a próxima segunda-feira, em local ainda não definido.

Continua depois da publicidade

O grupo faz parte da chamada Ocupação Palmares, que teria começado há 11 meses na Serrinha e Alto da Caieira. Em um documento entregue à imprensa, eles reclamam das demolições, que consideram ilegais. Representantes dizem que a Prefeitura derrubou casas já habitadas e prometeu que encontraria uma solução para as 23 famílias.

Já a diretora de fiscalização da Floram, Elisa Hehn, afirma que as casas estavam em áreas de preservação permanente (APP) e também com alto risco geológico. Ela explica que foram abertos procedimentos administrativos e as demolições foram autorizadas:

– Eles foram informados que não poderiam construir as casas novamente no lugar, isto foi acordado em uma reunião no dia 7 de agosto na Câmara dos Vereadores, mas voltaram a fazer – finalizou.

Continua depois da publicidade