O verão ainda nem chegou e os moradores da parte mais alta do Jardim Zanelato, em São José, já estão sofrendo com a falta d’água. São cerca de 200 residências prejudicadas. Desde a última quarta-feira, dia 22, eles estão sem ver uma gota saindo da torneira e chuveiros, e a pia cada vez mais cheia de louça, assim como o cesto de roupas e a sujeira pelas casas.
Continua depois da publicidade
::: Leia todas as notícias da Grande Florianópolis
::: Curta a página da Hora no facebook
A moradora Joana da Luz vive em uma casa com o marido com problemas de saúde, e ainda toma conta de netos e bisnetos durante o dia. Ela conta que a caixa d’água secou, e agora depende da boa vontade de vizinhos para conseguir um pouco de água:
Continua depois da publicidade
– Tô tomando banho de canequinha. Meus netos ficam aqui e não tem o que fazer, ainda bem que um vizinho ajuda o outro. Já ligamos para a Casan e eles dizem que vão resolver, mas até agora nada – lamenta.
Na casa do auxiliar de serviços gerais Benjamin Ehrardt a situação é parecida. Ele tem duas caixas d’água justamente para se prevenir, mas desta vez a seca estão tão longa que restam poucos litros em um somente uma delas. Ele reclama que há pouco tempo um reservatório da Casan na parte mais alta do morro servia o local, mas agora não estão adiantando:
– O ano todo a gente economiza, na hora do banho chego a colocar baldes no chuveiro para depois jogar na privada, mas agora não tá vindo nada de água, o pouco que vem não sobe até aqui. Todos os vizinhos nessa situação, muita gente com várias crianças e sem água nesse calor – reclama.
Continua depois da publicidade
Os moradores também reclamam que o caminhão-pipa foi até o local, mas não encheu todas as caixas, somente de quem tinha feito o protocolo.
Casan diz que problema seria normalizado até o fim da noite de segunda
Apesar dos moradores relataram que estão sem água há mais tempo, a Casan informou que recebeu a comunicação do problema na quinta-feira, dia 22. De acordo com o engenheiro Leonardo Lacerda da Silva, chefe do setor operacional de águas de São José, a equipe verificou um problema no bombeamento, que foi trocado no sábado.
– Aquela região é de difícil abastecimento, por isso temos problemas para recuperar quando tem algum problema. O equipamento foi substituído, mas hoje (segunda) verificamos que existe um vazamento na região, e precisamos trocar a bomba de novo. Até o fim do dia o abastecimento deve ser normalizado – explicou.
Continua depois da publicidade
O engenheiro ainda destacou que dois caminhões-pipa foram enviados para abastecer a comunidade, mas algumas residências não possuem caixa d’água ou estão em local de difícil acesso:
– No decorrer desta semana vamos todos os dias até o local monitorar, para evitar que a situação se complique no verão – afirmou.