Uma equipe da Companhia Águas de Joinville visitou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Espinheiros na tarde desta segunda-feira para mostrar que a unidade já opera normalmente. Na manhã de domingo moradores protestaram contra o mau cheiro da estação, que foi inaugurada no ano passado.

Continua depois da publicidade

Problemas detectados no início das operações levaram a companhia a deixar de cobrar a taxa de tratamento de esgoto por três meses, mas a partir desta quarta-feira, a taxa de 80% voltará a ser cobrada.

– Realizamos uma série de melhorias e o esgoto está sendo tratado de forma eficiente – garante o gerente de obras da Águas de Joinville, Michel Bitencourt.

O problema do mau cheiro, segundo Bitencourt, é ocasionado por causa das ligações irregulares da água da chuva na rede coletora de esgoto em algumas residências. A entrada da água da chuva na estação faz com que os tanques transbordem e provoquem o cheiro desagradável. Além disso, a água também prejudica o tratamento do esgoto, causando transtorno para a estação.

Continua depois da publicidade

Os moradores que estiverem com alguma dificuldade para fazer a ligação, devem entrar em contato com a companhia por meio do número 0800-723-0300. Também será possível solicitar atendimento via unidade de atendimento móvel da Águas de Joinville, que a partir de quinta-feira estará na ETE do Espinheiros.