Apesar da promessa da Entidade Nacional de Eletricidade (Enel) de restabelecimento total da energia na capital paulista até as 8h30 desta terça-feira (19), parte dos moradores do Centro de São Paulo seguem sem luz há mais de 24 horas. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
De acordo com a Enel, o problema começou por volta das 10h de segunda-feira (18) em uma escavação realizada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) que atingiu acidentalmente cabos da rede subterrânea da distribuidora, e causou a interrupção da energia. A Sabesp, porém, negou que a obra tenha atingido a rede elétrica e diz que irá investigar o caso.
Dono da Livraria Cultura, Pedro Herz morre aos 83 anos em São Paulo
Em meio a um calor de mais de 32°C, os moradores relatam uma rotina de problemas, perdas e perturbações que vão além da questão financeira. Sônia Nóbrega, de 69 anos, é moradora da rua Piauí, no bairro de Higienópolis e conta que, depois de 24 horas sem luz, teve que pedir abrigo na casa de um parente para poder tomar banho e sair um pouco do ambiente de calor do apartamento onde vive.
Continua depois da publicidade
— Moro no sétimo andar. Na minha idade não dá pra ficar subindo e descendo pra nada. Vim aqui tomar banho pra não enfrentar o chuveiro totalmente frio. Na minha idade, qualquer coisa vira doença —comentou.
Já o zelador Francisco, que trabalha em um prédio da rua Piauí também narrou os transtornos. Segundo ele, há pessoas doentes no edifício dependendo da volta total da energia elétrica para se alimentarem.
Fim do mistério: Recuperados equipamentos musicais que podem ser de Jorge Aragão
— Desde ontem nós temos a energia só parcialmente. Aqui tem gente de idade e doente, que se alimenta por sonda, que precisa de energia para a máquina, mas não tem. Já liguei diversas vezes pra Enel. Eles me prometeram às 8h, depois às 9h, depois pararam de dar prazo pra volta da luz — afirmou.
Apuracão e responsabilizacão da Enel
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, encaminhou um ofício à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela fiscalização dos serviços prestados pela concessionária Enel, determinando “célere e rígida apuração dos fatos, bem como responsabilização e punição rigorosa da concessionária”, que tem de apresentado problemas constantes na qualidade da prestação dos serviços.
Continua depois da publicidade
A empresa também foi notificada pelo Procon-SP para que envie informações detalhadas sobre as interrupções no fornecimento de energia elétrica em diversos pontos da Capital paulista, desde a última sexta-feira (15), quando o aeroporto de Congonhas precisou interromper suas operações.
As explicações devem ser enviadas em até 7 dias e serão analisadas pelos especialistas do Procon-SP.
Leia também
O que aconteceu com Kate Middleton? Internet levanta teorias sobre paradeiro da princesa
Exames de DNA tentarão identificar possíveis familiares de Clarinha, que ficou 24 anos em coma