A comunidade do Carianos, no Sul da Ilha, ameaça fechar outra vez a Avenida Diomício Freitas por causa da falta de água que já chega a sete dias no bairro. No final da tarde deste domingo (27), a via foi fechada por cerca de 15 minutos. Segundo a Polícia Militar, 50 pessoas participaram da manifestação. A falta de abastecimento teria ocorrido por conta do rompimento de uma adutora no trecho da pista que está em obras, ainda no começo da semana. Para tentar sanar o problema, foi colocada uma tubulação provisória, que não aguentou a pressão e rompeu novamente.
Continua depois da publicidade
O presidente da associação de moradores do bairro, Maicon Costa, disse que a comunidade está se mobilizando para fechar a Diomício Freitas por volta das 19h nesta segunda-feira (28) caso a Casan não solucione o problema no bairro. Ouça:
— No sábado, moradores brigaram uns com os outros por causa de um caminhão pipa. Houve até tiro. Um caminhão estava tentando atender uma casa quando um “cara” deu um tiro para cima porque queria água na casa dele — revelou Maicon Costa.
Apesar de não ter sido suficiente, a Casan enviou caminhões pipa para abastecer as residências no final de semana.
O que diz a Casan
Continua depois da publicidade
Desde a noite de domingo a distribuição de água no bairro Carianos foi retomada. A pressão da água nas tubulações está sendo constantemente monitorada pela CASAN.
Os moradores que ainda acusem falta de água devem ligar para o 0800.643.0195. Segundo os técnicos da CASAN, a intermitência no abastecimento registrada durante a semana passada pode estar afetando o sistema interno de alguns imóveis.
“Em visita a residências do bairro estamos percebendo o entupimento de boias e peneiras provocado por resíduos que estavam na tubulação e que chegam aos imóveis assim que a água retorna”, explica Marcelino Dutra, chefe da Agência CASAN de Florianópolis.
“Nesses casos é preciso a visita de um técnico da CASAN para ajudar a solucionar”. Dutra informa ainda que, sem querer, diversos moradores acabaram fechando o hidrômetro ao manusear o equipamento em dias em que houve falta de água ou baixa pressão na região.
Continua depois da publicidade
A CASAN está com equipes acompanhando a rede do Carianos em função da tubulação provisória instalada para permitir as obras da nova fase da duplicação da Avenida Domício Freitas. “Para permitir que as máquinas trabalhem com mais liberdade e não perfurem a rede de água deslocamos a tubulação para o lado da via”, explica Marcelino Dutra.
Em uma ação coordenada com a Associação de Moradores, a empresa mantém caminhões-pipas no bairro para minimizar transtornos causados por problemas nesta rede provisória. A solicitação deve ser feita pelo 0800.643.0195