A primeira audiência pública por eixo temático sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Blumenau ocorreu neste sábado com a participação de 250 moradores na Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (Abludef). Aos representantes da Secretaria de Planejamento os deficientes físicos apresentaram as principais necessidades de acessibilidade nas ruas de Blumenau.

Continua depois da publicidade

Segundo a presidente da Abludef, Maria Helena Maba, a maioria dos participantes reivindicou melhorias em calçadas, semáforos com dispositivos sonoros, mais acessos especiais próximos às clínicas e hospitais, bom funcionamento dos elevadores nos ônibus do transporte público e mais recursos para deficientes visuais e auditivos nos terminais urbanos.

– Foi uma ótima oportunidade para a associação ser ouvida. Todo mundo colaborou colocando questões de acessibilidade. Agora cabe ao poder público dar o retorno de tudo que falamos aqui – avalia Maria Helena.

A cadeirante Hilda Maria da Rocha participou do início ao fim da audiência e afirma que muitas melhorias foram solicitadas ao longo do evento, mas que a cobrança deve ser feita para que as necessidades dos deficientes constem no Plano Municipal de Mobilidade Urbana:

– Esse tipo de encontro deveria ocorrer sempre para eles lembrarem nas nossas necessidades. Tudo o que falamos aqui deve sair do papel e efetivamente ser colocado em prática. As ruas da nossa cidade deveriam ter um padrão de acessibilidade – acrescentou Hilda Maria.

Continua depois da publicidade

Na avaliação do secretário de Planejamento Urbano, Juliano Gonçalves, a audiência sobre acessibilidade foi a que teve a maior presença de público e com o maior número de contribuições. Segundo ele, a proposta foi igual aos outros encontros, mas teve uma dinâmica diferente, em que todos puderam individualmente fazer os pedidos.

– Os deficientes são os que mais sofrem com os problemas de mobilidade urbana e foram os que mais contribuíram. Foi muito importante a interação deles com reivindicações para incluirmos no plano.

Todas as sugestões feitas nos encontros temáticos serão reunidas com as questões apontadas nas audiências públicas que ocorreram em agosto e maio deste ano e serão sistematizadas dentro do plano, que terá constante atualização.

Audiências por tema

18 de setembro

19h: Transporte aéreo

Aeroclube de Blumenau, na Rua Ernst Kaestner, 1.255

26 de setembro

9h: Transporte coletivo / transporte sobre trilhos

Furb Campus II – auditório do bloco D 010, na Rua São Paulo, 3.250