Moradores de pelo menos seis bairros da Palhoça, na Grande Florianópolis, reclamam da falta de água. O problema começou na quinta-feira (10) com o rompimento de uma adutora da Casan, empresa que vende água para o município. A prefeitura diz que o abastecimento já foi restabelecido, mas nesta segunda-feira (14) ainda há pessoas sem água.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
No domingo (13), moradores dos loteamentos Jardins, Parque do Tabuleiro, Parque das Rosas e Morada se reuniram para protestar. O grupo queimou objetos e interditou uma rua cobrando uma solução da prefeitura.
O presidente da Associação de Moradores do Frei Damião, Vladimir Borges Ribeiro, conta que alguns pontos do bairro ainda estão sem água. Nos locais em que o serviço foi restabelecido, a vazão ainda é muito baixa.
— Estamos com metade do bairro com e metade sem água. Nesses quatro dias até tentamos nos virar com uma caixa d’água de 10 mil litros da associação, mas não foi o suficiente — comenta.
Continua depois da publicidade
A adutora que rompeu fica nas proximidades do entroncamento da BR-101 com a BR-282. Segundo a Casan, o rompimento foi causado pelas fortes chuvas que atingiram a região. Os técnicos foram acionados e, segundo a empresa, a vazão completa da água foi restabelecida ainda no sábado (12).

Segundo a empresa, áreas mais altas ou distantes podem demorar a ter uma recuperação completa do serviço.
> Três baladas são interditadas em São José por descumprirem medidas contra Covid-19
A prefeitura de Palhoça também afirmou que o serviço foi restabelecido e que reclamações pontuais serão verificadas ao longo desta segunda-feira.
Os bairros mais afetados foram Bela Vista, Jardins 1 e 2, Parque das Rosas, Loteamento Tabuleiro, Nova palhoça, Loteamento Vale Verde, Moradas 1 e 2, São Sebastião, Brejaru, Frei Damião, Passa vinte, Pagani, Jaqueira, Porto das águas e Jardim Eldorado.
Continua depois da publicidade
A administração disse ainda que no caso de rompimentos a instrução é informar e monitorar pontos que prestam serviços essenciais à população. Caminhões-pipa não foram contratados no período sem água.
Leia mais
Ganhador de SC fez aposta simples na Mega-Sena; veja em qual lotérica foi
Catarinense de 11 anos dá show e emociona no The Voice Kids; veja o vídeo