Tristeza para quem vive e para quem acompanha “de perto”. O drama dos gaúchos atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias comoveu o país, mas principalmente quem tem alguma ligação com as vítimas, como é o caso de centenas de moradores de Santa Catarina. Familiares e amigos tentam ajudar como podem e relatam a angústia da espera por notícias e melhora na situação:
Continua depois da publicidade
— Meus parentes moram em Eldorado, uma das cidades mais atingidas. Eles perderam tudo. Ficamos chocados, nervosos e tristes não só pelos nossos, mas por tanta gente que está sofrendo.
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
O relato é de Nilza Silveira. Gaúcha, a aposentada mora em Itajaí, no Litoral Norte, e desde semana passada acompanha pelo noticiário o caos em que se encontra o município onde vive a família. Ajudando a distância, ela sabe que o recomeço não será fácil, mas fica consolada ao ver a onda de solidariedade que se formou.
Milton Rauber também tem familiares no estado vizinho e esteve em um dos primeiros grupos que se deslocou até a região para levar doações. Enfrentou as dificuldades das estradas interditadas, mas conseguiu ajudar. Nos primeiros dias, sem conseguir contato com os parentes, viveu a tensão de não saber como eles estavam. Todos passam bem, mas perderam absolutamente tudo — incluindo casas inteiras.
Continua depois da publicidade
— Não sobrou nada — resume o gaúcho, que mora em Taió, no Alto Vale.
Loide Teixeira do Nascimento reside em Blumenau e também está preocupada, principalmente com o fato de que a família do irmão possa passar fome e sede, já que os preços estão absurdos e a água potável é escassa neste momento.
Em comum, além do Estado onde nasceram e dos familiares que vivem por lá, Loide, Milton e Nilza têm a tristeza pelos que amam, mas também a esperança diante de tanta mobilização para auxiliar o Rio Grande do Sul a se reerguer.
A situação no Rio Grande do Sul
As fortes chuvas causaram enxurrada e enchente em centenas de municípios do Rio Grande do Sul. Até o momento são 414 cidades afetadas, 158,9 mil desalojados, 66,4 mil pessoas em abrigos, 372 feridos, 128 desaparecidos e 95 mortes.
Continua depois da publicidade
Como ajudar o RS
Os catarinenses podem ajudar os moradores afetados pela chuva que atingem o estado gaúcho através de doações via Pix ou em pontos de coleta. Veja a lista neste link.
Leia mais
Turma da Mônica repete gesto feito na enchente de Blumenau e Cascão entra na água pelo RS