Moradores de São José, na Grande Florianópolis, estão há três dias sem um pingo de água na torneira. A redação da Hora de SC recebeu reclamações de moradores dos bairros Forquilhas e Sertão do Maruim na manhã desta quinta-feira (31). A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informa que houve um problema no reservatório, mas que o abastecimento deve ser normalizado ao longo do dia.
Continua depois da publicidade
A dona de casa Lenita Paulino dos Santos, 22 anos, conta que a água começou a faltar na terça-feira (29) logo após o meio-dia. Mesmo com a caixa de água do prédio cheia, quase não deu para lavar a louça, pois o uso por todos os moradores fez a reserva acabar rapidinho.
Ainda na terça, ela, que é moradora da Rua Francisco Antônio da Silva, no Sertão do Maruim, ligou para a Casan e recebeu como resposta que a água voltaria no início da noite.
— Na quarta liguei de novo e falaram que voltaria até às 19h, mas de novo não voltou. É revoltante porque se a gente não paga eles vêm cortar a água, mas agora precisamos e não temos. Imagina, estamos tomando banho de pano, com esse calor que tá. Eu tenho uma filha de quatro anos, tenho que dar banho nela também. A louça já não tem mais limpa, temos que comprar água pra beber e fazer comida, não tem condições de ficar desse jeito — diz.
Em outro bairro, em Forquilhas, moradores também estão sem água há três dias. André Abdala, 34, que mora na Rua Ramos Muniz Cerqueira, conta que a família teve que ir para a casa de parentes, em outro bairro, para tomar banho.
Continua depois da publicidade
— Nós ainda temos a casa da minha avó para ir e eu consigo tomar banho no trabalho, mas não sei como a vizinhança está se virando sem água, não tem uma gota nem pra lavar a louça.
Assim como Lenita, André também ligou para a Casan e recebeu a promessa de que voltaria sempre à noite. Depois de três dias ele não acredita mais.
— A gente fica na expectativa, mas chega à noite e não volta. No verão passado ficamos uma semana sem água, já estamos nos acostumando.
O que diz a Casan
A Casan informa que houve um problema na boia do Reservatório de Forquilhinhas, mas, o que aparentemente era de fácil solução, acabou se estendendo até quarta-feira (30). Durante o trabalho de reparos a pressão foi reduzida e desabasteceu os bairros Forquilhinhas, Forquilhas, Real Parque, Picadas do Sul, Potecas, Sertão do Imaruim e parte da Serraria.
Continua depois da publicidade
A companhia afirma que o retorno da água está ocorrendo desde a madrugada, mas se estenderá ao longo de quinta de forma gradual. A Casan ainda pede que os consumidores da região metropolitana limitem o consumo de água ao essencial para permitir que seja enviada uma vazão maior para a área afetada pelo conserto.
Como reclamar
A Casan disponibiliza alguns canais de comunicação para reclamações, solicitações e orientações através da Central de Atendimento pelo fone 0800 643 0195 ou pelo site da empresa.