A Prefeitura de São José, na Grande Florianópolis, anunciou nesta quinta-feira (2) que a Caixa Econômica Federal irá liberar recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos moradores que foram atingidos pelas chuvas nos meses de janeiro e fevereiro de 2019. O dinheiro poderá ser sacado por aqueles que tiveram problemas relacionados aos temporais e foram atendidos pela Defesa Civil, durante os eventos climáticos.
Continua depois da publicidade
Para ter direito ao saque, é preciso realizar um cadastro, que poderá ser preenchido no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), que fica na Avenida Beira-Mar de São José. O atendimento será realizado entre os dias 6 e 10 de maio, das 9h às 15h..
De acordo com a prefeitura, a previsão é que 2 mil pessoas sejam atendidas. Em toda a cidade, cerca de 500 residências apresentaram problemas em decorrência das chuvas do início de 2018.
Para fazer o pedido do benefício, é preciso apresentar um comprovante de residência emitido entre os dias 26 de setembro de 2018 e 24 de janeiro de 2019. O documento deve estar em nome do proprietário do imóvel, do cônjuge ou dos pais. Além disso, é necessário levar um documento de identificação com foto, a carteira de trabalho e as cópias das páginas que mostram a foto, a qualificação civil, contrato de trabalho e anotações gerais, se houver.
Calendário
O atendimento será realizado conforme um calendário, que leva em conta o mês de nascimento das pessoas que tiveram problemas com a chuva. No dia 6, serão atendidas as pessoas nascidas nos meses de janeiro, fevereiro e março. No dia seguinte, será a vez de quem nasceu abril, maio e junho. O atendimento do dia 8 será para pessoas nascidas em julho, agosto e setembro. No dia 9, apenas quem nasceu em outubro, novembro e dezembro.
Continua depois da publicidade
Quem, por acaso, perder a data, poderá buscar o atendimento no dia 10 de maio, quando serão atendidos todos os trabalhadores, independente do ano de nascimento.
Como será o pagamento
Depois do preenchimento do cadastro e da análise da Caixa, o dinheiro poderá ser sacado em qualquer lotérica ou nas agências e caixas eletrônicos da Caixa. Os saques serão limitados a R$ 6 mil, por conta vinculada.