Após 57 horas do acidente num depósito de fertilizantes de São Francisco do Sul, moradores que foram obrigados a deixar a cidade já podem voltar para suas casas nesta sexta-feira. A informação é do Major Aldo Batista Neto, da Defesa Civil. Pelo menos 20% da população teria deixado o município em busca de abrigo e segurança em cidades vizinhas, como Araquari, Barra do Sul e Joinville.

Continua depois da publicidade

A recomendação do comandante da Polícia Militar Ambiental Adilson Sperfeld é para que os moradores que chegarem na cidade abram e limpem toda a casa, lavem toalhas, tapetes e roupas expostas, joguem fora alimentos expostos e esvaziem e lavem as caixas de água. As plantas devem ser bem regadas.

Cerca de 13 bairros foram atingidos e um raio de 800 metros do epicentro do problema precisou ser evacuado até a conclusão dos trabalhos. A equipe de gerenciamento montou dois abrigos, onde pelos menos 800 pessoas foram recebidas com mantimentos, produtos de higiene, colchões, cobertores e água.

No início da tarde, a prefeitura de São Francisco confirmou em nota oficial que a combustão química foi finalmente combatida, às 6 horas da manhã, com o encharcamento do material dentro do armazém. Cerca de 200 bombeiros trabalharam intensamente na operação que começou na terça-feira.

Na noite de quinta, 25 pessoas foram levadas do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça para hospitais em Joinville e também na UPA (União de Pronto Atendimento).

Continua depois da publicidade

O material que ainda está no interior do armazém precisa ser retirado para que os procedimentos de segurança sejam feitos. Neste segundo momento uma perícia deverá ser realizada por especialistas para apurar o que pode ter provocado a combustão química.

Ainda nesta sexta, um sobrevoo foi realizado por especialistas para se ter uma visão real da situação. Foi possível verificar os diques de contenção da água que saíram do armazém e que ficou alocada na parte externa da estrutura. Um trabalho dos órgãos ambientais vai avaliar as possíveis consequências ao meio ambiente.

O major e comandante da Polícia Militar Ambiental de Joinville, Adilson Schlickmann, está elaborando o manual pós-desastre que será entregue para as equipes de trabalho repassarem à comunidade com orientações sobre como proceder nos próximos dias.

Confira imagens de São Francisco do Sul nesta sexta-feira: