Basta ficar pouco tempo parado em algum ponto da Rua Theodor Kleine, no bairro Fortaleza Alta em Blumenau para entender o motivo do desânimo dos moradores da rua. Lá os carros, caminhões e ônibus passam e logo em seguida uma enorme cortina de poeira toma conta do lugar. O pó é tanto que fica até difícil enxergar quem vem na direção contrária, parece até que uma neblina densa tomou conta da rua.
Continua depois da publicidade
A situação que vem deixando os moradores com as casas, carros e muros empoeirados, segundo eles, começou há cerca de um mês, depois que a rua passou a servir de desvio da obra de pavimentação da Rua Bonifácio Haendchen, no bairro Belchior, em Gaspar.
Na tentativa de amenizar o problema quem vive ali molha a rua, mas a solução dura apenas algumas horas, depois que a água evapora. A cena fica pior nos dias de calor mais intenso chuva tão aguardada já não aparece.
– Já deu até vontade de vender tudo e ir pra outro lugar. A situação aqui da vontade de sentar e chorar, a gente limpa e limpa e logo em seguida ta tudo cheio de poeira de novo. A gente até já estava acostumado com isso, mas aqui passava um carro a cada meia hora. Agora é o dia inteiro. Passa carro, ônibus e caminhão. Muitos em alta velocidade – afirma a moradora Fabiane Vinotti Westphald.

Próximo da casa de Fabiane, um sistema para puxar água de uma lagoa foi montado para que os moradores possam molhar a rua sem causar prejuízos e grandes gastos na conta de água. Ela mesmo conta que alguns motoristas não gostam quando a via é molhada e que até já ouviu desaforos de alguns condutores.
Continua depois da publicidade
– Tem uns motoristas que passam aqui e não gostam quando a gente molha a rua, a única coisa que diminui a poeira. Eles xingam a gente e até passam por cima das mangueiras. Já disseram que era pra lavar o carro deles com a mangueira invés de lavar a rua – lembra.
Alta velocidade
Não bastasse o problema do pó, que mora ali tem ainda que conviver com os perigos dos carros em alta velocidade. Eles afirmam que têm medo até de atravessar a rua, pois as visão fica dificultada e os veículos passam muito rápido e não daria tempo de frear.
Manifestação
Por conta do grande volume de poeira, a associação de moradores da rua está aguardando a liberação por parte dos órgão de trânsito para fechar a rua como forma de manifestação. A interdição total do trecho que liga Gaspar e Blumenau está prevista para acontecer na quarta-feira-dia (18), das 16h às 18h.
O que diz a prefeitura
A prefeitura de Blumenau informou que possui um projeto para pavimentação da Rua Theodor kleine, no bairro Fortaleza. Neste momento a viabilização desta obra depende da captação de recursos do município para custear a pavimentação.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso, a secretaria de Manutenção e Conservação Urbana do município disponibiliza esporadicamente um caminhão pipa para amenizar o problema, mas reconhece que a demanda é grande devido ao alto volume de carros que passam pela rua diariamente.