Sempre que a Defesa Civil de Joinville alertar para temperaturas inferiores a 10 graus, a Secretaria de Assistência Social de Joinville (SAS) vai oferecer acolhida para pernoite a moradores de rua. O local de acolhimento será o Ginásio Abel Schulz, no Centro da cidade, que já está preparado para receber pessoas em situação de rua na noite desta quarta-feira , que deve ser de frio intenso conforme previsão dos órgãos oficiais de meteorologia.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Joinville e região
Três salas do ginásio estarão disponíveis, com seis colchões cada, lençóis, travesseiros e cobertores. Para usufruir do serviço, o morador de rua terá, obrigatoriamente, de passar antes pelo Centro Pop (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua), que fica na rua Urussanga, 1.180, bairro Bucarein, e funcionará em horário estendido, das 19 às 22 horas.
No Centro Pop, o morador de rua tomará banho e receberá uma refeição para depois ser encaminhado ao Abel Schulz. A entrada no ginásio deve acontecer entre 19 às 22 horas, e a saída está prevista para as 7 horas da manhã seguinte. Café da manhã e banho serão ofertados no Centro Pop.
Continua depois da publicidade
A equipe de apoio vai se revezar entre o Centro Pop, o ginásio Abel Schulz e rondas para abordar e convidar os moradores de rua a participar do acolhimento. Denúncias sobre pessoas em situação de rua podem ser feitas pelo telefone (47) 3433-3341.
A gerente da Unidade de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social, Neide Mary Camacho Solon, explica que em dias de frio intenso o Centro Pop já amplia seu horário de atendimento, das 19 às 22 horas, para atender aos moradores de rua, dentro do Plano Pró-inverno.
– Agora, em função das baixas temperaturas, estamos oferecendo também um espaço para acolhê-los durante à noite -, destaca.
Continua depois da publicidade
A acolhida noturna durará enquanto as temperaturas se mantiverem abaixo dos 10 graus e pode se repetir em outros períodos do inverno, desde que seja dado alerta pela Defesa Civil. A ação conta com o apoio da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej), Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), 62º Batalhão de Infantaria e voluntários da Defesa Civil.