Ampliar o acesso da população de rua aos serviços de saúde é o objetivo do projeto Consultório na Rua, que é vinculada à Secretaria de Promoção da Saúde (Semus). O programa criado em 2016, desde a sua criação já promoveu mais de 2,1 mil atendimentos nas ruas da cidade, entre ações de cuidado e redução de danos, escuta qualificada e orientações em saúde.

Continua depois da publicidade

O Consultório na Rua foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, esta estratégia visa levar atenção integral à saúde para pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade no local onde estão. Os Consultórios na Rua são formados por uma equipe multiprofissional composta por uma enfermeira, uma psicóloga e dois técnicos de enfermagem, além de motorista para o atendimento de saúde itinerante voltado exclusivamente à população em situação de rua de todo o município.

Quando a equipe avaliar necessário esses profissionais, que atuam de maneira articulada com a rede de atenção básica, encaminham os pacientes para outras unidades, como as ESFs e os AGs, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e o Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap).

Segundo dados da equipe do Consultório da Rua, o programa conta com 273 usuários cadastrados, de um total de aproximadamente 550 pessoas em situação de rua no município de Blumenau. Para quem identificar uma pessoa em situação de vulnerabilidade que necessite de atendimento pode solicitar assistência por meio dos telefones 3381-6350 ou para o 99149-6586.

Continua depois da publicidade