Em meio ao caos provocado pelas chuvas que atingem o Médio e Alto Vale desde a madrugada desta quarta (4), moradores de Rio do Sul encontram uns nos outros o apoio necessário para enfrentar a enchente que assola a cidade. Com a elevação do nível do Rio Itajaí-Açu nesta tarde, as pessoas usam até barco para tirar os móveis de dentro das casas, em um corre-corre contra o tempo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Fabio Tiago da Cunha, por exemplo, morou em Rio do Sul por 30 anos. Mesmo não residindo mais no município, ele não pensou duas vezes quando viu que parte da família vivia o desespero da cheia desde 8h da manhã na maior cidade do Alto Vale.
— Tá subindo muito ligeiro, não dá tempo de nada — contou à repórter Ana Cristina Machado, da NSC TV.

Pela manhã, o encanador ainda conseguiu ajudar o pai a salvar os móveis quando a água começou a atingir o cercado da casa. Outros familiares de Fabio, no entanto, não tiveram a mesma sorte.
Continua depois da publicidade
Agora pela tarde, quando o Rio Itajaí-Açu atingiu 7,54 metros na cidade, ele permanecia com o mesmo sentimento de solidariedade para auxiliar tio, primo e avó. Sem hora prevista para terminar o serviço.
Leia mais: Enchente em Blumenau: Rio Itajaí-Açu deve atingir 9 metros nesta quarta, diz AlertaBlu
— Um ajuda o outro, já tirei [os móveis] da minha mãe e eu poderia ter ido embora. Mas ainda vou ajudar minha avó, meus tios. Quando acabar o deles, ajudo outro. E assim vai — relata.
Vídeo mostra moradores se locomovendo com barco
Enchente em Rio do Sul
Por volta das 16h desta quarta-feira (4), a cidade passou a enfrentar situação de enchente depois que o nível do rio ultrapassou a marca de 7,5 metros. Moradores de ruas atingidas pelas próximas cotas já estão sendo orientados a levantar os móveis e tomar providências.
As principais vias danificadas pela chuva até o momento são a Wenceslau Borini, próximo ao acesso ao bairro Fundo Canoas, e as ruas da região da Cohab, no bairro Bela Aliança. Rio do Sul já tem seis abrigos abertos para atender a população.
Continua depois da publicidade
Números úteis
- 193 – Corpo de Bombeiros
- 199 – Defesa Civil
- 153 – Guarda Municipal de Trânsito
*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também:
Família tira móveis de casa em Blumenau e usa enchente do passado como lição
Mãe encontra bebê embaixo de escombros após deslizamento atingir casa em Timbó