No fim da manhã desta sexta-feira, os alagamentos causados pela forte chuva na madrugada começaram a dar lugar a muito trabalho para limpar as ruas e casas afetadas em Palhoça, na Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Forte chuva causa alagamentos e deslizamentos na Grande Florianópolis
Sul da Ilha registra 134mm de chuva nas primeiras horas de sexta-feira
VÍDEO: moradores têm casas alagadas no Campeche, em Florianópolis
Continua depois da publicidade
A maioria dos moradores foi acordada pelo barulho da chuva e pela água entrando nas residências, o que ocorreu entre 3h30min e 4h desta sexta. Quem conseguiu, levantou móveis e salvou eletrodomésticos, mas muitos contabilizam os prejuízos com os alagamentos.
Duas das regiões mais afetadas na cidade, o Centro e o bairro São Sebastião têm agora muitas ruas enlameadas. Na área central, a água não chegou a invadir os comércios porque os estabelecimentos já são construídos com inclinação em relação ao nível das ruas.
VÍDEO: chuva alaga casa no Rio Tavares
Meteorologia indica que chuva mais forte já passou
Conforme a Epagri/Ciram, a chuva mais intensa prevista para esta sexta-feira ocorreu na madrugada. Durante o dia, o tempo permanece instável com chuva mais fraca do Centro ao Litoral do Estado, com previsão de acumulado de 20 a 30mm em média nas próximas 24 horas.
Continua depois da publicidade
Leia mais informações sobre o tempo em SC no blog do Puchalski
O meteorologista Leandro Puchalski explica que desde quinta-feira há no mar, bem na altura de SC, o processo de formação de um ciclone, que foi o responsável pelo grande volume de chuva ocorrido na Grande Florianópolis.