Uma manifestação foi registrada na rua Coronel Almeida, em frente à prefeitura de Araquari, na tarde desta quarta-feira (23). A interdição, que teve início por volta das 16h30, foi motivada pela remoção da ligação elétrica clandestina em postes de uma ocupação.

Continua depois da publicidade

De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Araquari, Leandro Rodrigues, o protesto havia começado na BR-280, próximo ao quilômetro 24, mas após intervenção da Polícia Rodoviária Federal, os manifestantes se deslocaram para frente da prefeitura.

A via foi interditada pela queima de pneus, mas rapidamente liberada pela equipe de bombeiros. Ainda de acordo com o comandante, havia cerca de 700 pessoas no local e que permaneceram ali até às 18 horas.

Contraponto

A Prefeitura de Araquari informou que não reconhece a legitimidade da manifestação ocorrida na tarde de quarta-feira. Isso porque os manifestantes são ocupantes de uma área federal, de propriedade da União, e estavam reivindicando o abastecimento de água e energia elétrica nas residências instaladas de forma irregular.

No entanto, estes serviços não são de responsabilidade da Prefeitura. São da Casan e Celesc, respectivamente. Além disso, a utilização dessa área por parte dos cidadãos deve ser autorizada somente pela União, ficando o município impedido, juridicamente, de assumir qualquer postura que altere o cotidiano do local. Segundo a Prefeitura, cerca de 50 pessoas participaram da reivindicação.

Continua depois da publicidade