Os moradores de Lages que foram afetados pelo temporal do dia 31 de dezembro de 2024 já podem solicitar o saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida, autorizada após o decreto de situação de emergência, busca minimizar os prejuízos causados pelas chuvas intensas, vendavais e queda de granizo, que danificaram mais de 860 residências na cidade.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O pedido pode ser feito de forma digital, pelo aplicativo FGTS, sem necessidade de comparecimento a uma agência bancária. O benefício está disponível para moradores dos endereços identificados pela Defesa Civil e pode ser solicitado até 20 de abril de 2025. Quem reside nas áreas afetadas, mas ainda não contatou a Defesa Civil, pode buscar atendimento para inclusão no programa, segundo o que informou a prefeitura de Lages.

Para ter acesso ao saque, é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter retirado valores pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O limite máximo para saque é de R$ 6.220 por conta vinculada, respeitando o saldo disponível.

O temporal do dia 31 de dezembro de 2024 atingiu com maior intensidade a parte alta da cidade, incluindo os bairros Área Industrial, Bom Jesus, Boqueirão, Caroba, Cidade Alta, Santa Cândida, Santa Mônica, Vista Alegre e Vila Maria.

Continua depois da publicidade

De acordo com o último relatório da Defesa Civil, 3,4 mil pessoas foram diretamente atingidas pelo temporal com granizo em 19 bairros da cidade e no distrito de Índios, deixando 867 residências com seus telhados danificados.

Leia também

Queda de granizo atinge mais de 200 casas e 900 moradores são afetados em Lages