Moradores de diversos bairros de Joinville denunciaram, ao Jornal do Almoço da NSC TV, casos de falta de iluminação pública em ruas da cidade. Em relatos, as pessoas afirmam que há lugares que estão no escuro há mais de seis meses.
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Um desses relatos é de Marcelo José de Borba, morador da Rua Servidão Rosa Matilde Wille, no bairro Santa Catarina. Segundo ele, as lâmpadas estão queimadas há pelo menos seis meses e é só anoitecer que a preocupação chega junto.
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Veja alguns relatos dos moradores sobre a falta de iluminação pública
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— Já fiz reclamação na ouvidoria da Celesc, eles me recomendaram fazer na prefeitura. Já fiz várias vezes, mandaram protocolo, memorando, despacho. O último contato deles foi em 18 de abril e até agora nada — disse.
No bairro Profipo, a situação se repete. Na Rua Antônio Martins Pollezi, há seis meses, postes estão com as lâmpadas queimadas. Para tentar amenizar o problema, Heliton de Oliveira Constante precisa deixar a luz da garagem ligada.
— É muito perigoso, insegurança. Chega em casa, tranca o portão, a casa. Se for andar na rua, tem que levar a lanterna do celular — afirma.
A situação se repete na zona Norte da cidade, onde dezenas de postes na Avenida Santos Dumont estão apagados. Conforme relatos dos moradores, na zona Oeste, também há ruas no escuro. Na Rua Helena Barkemeyer, no bairro Vila Nova, os postes estão sem luzes há dois meses. Também na Rua São Paulo, há postes apagados. Na Rua Pref. Baltazar Buschle, no bairro Espinheiros, há mais de 15 lâmpadas queimadas. Na Rua dos Universitários, no bairro Jardim Sofia, moradores relatam que as lâmpadas estão queimadas há pelo menos sessenta dias.
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Conforme Jefferson Saavedra, colunista do NSC Total, em maio deste ano, havia 1,8 mil pontos apagados na iluminação pública em Joinville, em análise de dados da Secretaria de Infraestrutura de Joinville (Seinfra).
O que diz a prefeitura de Joinville
Em nota à reportagem da NSC TV Joinville, a prefeitura de Joinville reconheceu o problema e disse que tem buscado, junto a empresa responsável em fazer a manutenção da iluminação pública, alternativas para resolver a situação e atender a demanda dos moradores.
O município afirmou ainda que o contrato com a empresa termina no próximo mês, e que uma nova licitação vai ser aberta. Por conta das dificuldades na prestação do serviço, a empresa já foi notificada nove vezes. Em março deste ano, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial.
Segundo a prefeitura, mensalmente são abertas mais de 2 mil solicitações, e o tempo médio de atendimento é de 30 dias. Além disso, as solicitações não finalizadas permanecem em aberto no sistema, até que a equipe consiga resolver o problema.
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O que moradores devem fazer
Conforme Sabrina Ilg, advogada especialista em direito do consumidor, em casos como esse, que envolve processo de falência por parte da empresa contratada pelo município, a responsabilidade continua sendo da prefeitura de cobrar e sanar os problemas dos consumidores.
— A prefeitura tem responsabilidade sobre a empresa que tem essa concessão. O consumidor não pode ser lesado, é um serviço essencial, tem que ser prestado. Se a prefeitura tem problemas com a empresa, eles têm que sanar da mesma forma — afirma.
De acordo com a especialista, os moradores devem continuar registrando os problemas.
Para fazer uma reclamação ou solicitar manutenção de iluminação pública, basta acessar o site Joinville Fácil, da prefeitura de Joinville, e registrar o chamado.
*Com informações da NSC TV Joinville
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
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