Moradores de Joinville têm reclamado da demora no atendimento presencial nas unidades da Celesc. O problema não atinge apenas a região Norte de SC, mas diversas cidades catarinenses. O motivo é a redução no quadro de funcionários e ajustes em horários de expediente em razão da pandemia do novo coronavírus

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Em uma unidade localizada no bairro Glória, zona Norte de Joinville, por exemplo, antes da pandemia eram realizados cerca de 300 atendimentos por dia por 13 funcionários. Agora, o número caiu para a metade: em média 150 atendimentos feitos com apenas sete atendentes.

– A população paga altas taxas pelo uso da energia elétrica e, em contrapartida, tem um péssimo atendimento. Em Joinville, que é uma cidade grande, as pessoas que precisam de atendimento presencial só tem acesso a um único posto de atendimento presencial. E somos todos obrigados a precisar do atendimento presencial – reclamou a consumidora Lizieline Indalecio.

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Filas se formam nas calçadas

As regras sanitárias para controlar o coronavírus também limitam o uso do espaço pelos clientes. Com isso, consumidores precisam aguardar do lado de fora. Durante a semana, a reportagem da NSC TV chegou a contabilizar mais de 30 pessoas que esperavam por atendimento em uma estrutura montada na calçada. Alguns deles chegaram ao local por volta das 6 horas da manhã para garantir lugar na fila. Algumas pessoas também tiveram de esperar até duas horas para conseguir atendimento. 

No início da pandemia, o sindicato dos trabalhadores da Celesc entraram na Justiça e conseguiram uma liminar para reduzir o número de atendentes destinados aos consumidores. A Celesc chegou a recorrer, mas ainda aguarda a decisão. Há expectativa de julgamento da situação. 

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Em nota, a Celesc esclareceu a liminar e orientou os consumidores a buscarem atendimento por outros meios, como telefone ou pelo site celesc.com.br. 

Confira o que diz a Celesc: 

“A Celesc esclarece que o atendimento reduzido nas agências de todo o Estado se faz necessário em virtude de uma decisão judicial. A decisão da Justiça (liminar) traz como alegação a proteção dos empregados da Celesc e da própria população para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. 

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Com a decisão judicial, nas lojas com dois ou mais atendentes a força de trabalho foi reduzida em 50%. Nas lojas com somente um atendente o horário foi reduzido em 50%. 

No caso de Joinville, três atendentes trabalham pela manhã e quatro atendentes trabalham na parte da tarde (das 8h às 16h).

A Celesc esclarece, ainda, que todas as adequações foram realizadas nas lojas de atendimento antes da reabertura ao público externo, autorizado pela ANEEL em 3 de agosto de 2020.

Durante a pandemia, 100% dos serviços passaram a ser disponibilizados de forma digital, por meio do site e do aplicativo da Celesc ou por e-mail. Além disso, foram remodelados alguns procedimentos, especialmente os que exigiam assinatura e validação em cartório. 

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Foram adotadas diversas medidas prévias à reabertura, que envolveram a criação de comitês especiais para avaliar a situação da pandemia a cada semana, remodelagem da estrutura física das lojas, higienização constante e iniciativas com foco na redução da demanda no atendimento presencial. 

A empresa conta com a compreensão da população e coloca à disposição todos os serviços por meio digital e telefônico. Os canais virtuais de atendimento da Centrais Elétricas de Santa Catarina – Celesc estão disponíveis por meio do site: Celesc.com.br. Para assuntos comerciais, ligue para 0800 048 0120.

Caso seja registrada falta de energia, uma maneira rápida de protocolar ocorrências é pelo aplicativo da Celesc, disponível na App Store e no Google Play. Outras opções são pelo 0800 048 0196, pelo site http://bit.ly/sem_luz ou ainda enviando SMS para 48196 com a mensagem SEM LUZ e o número da sua unidade consumidora.”