Os moradores de Joinville podem usar mais uma ferramenta na luta contra a dengue. A novidade divulgada pela prefeitura nesta segunda-feira (27) é a possibilidade de fazer denúncias sobre focos do mosquito Aedes aegypti pelo aplicativo Joinville Fácil, que hoje já é usado para solicitar serviços de iluminação pública.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsAp
O aplicativo está disponível gratuitamente para celulares Android e IOs. Após fazer um cadastro simples, são poucos passos para denunciar possíveis lugares que servem como criadouros do Aedes aegypti. É necessário informar a localização do foco, incluir uma foto e descrever a situação.
— A nova funcionalidade de denunciar focos de dengue no Joinville Fácil vem para facilitar a participação do joinvilense na luta contra a doença. A iniciativa se soma com várias outras ações que nossa equipe está desenvolvendo, como mutirões e campanhas — destaca o prefeito Adriano Silva.
A denúncia feita pelo aplicativo será encaminhada para a equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Em caso de terrenos ou casas abandonadas, por exemplo, a denúncia será enviada também para a unidade de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente (Sama) para que o proprietário possa ser notificado ou autuado.
Continua depois da publicidade
— Sabemos que quatro em cada dez focos de dengue estão em residências. Por isso, além de denunciar, é muito importante também estar sempre atento à nossa casa, verificando a caixa d’água, calhas e vasos de planta, por exemplo — reforça o prefeito.
Joinville tem 12 mil casos de dengue confirmados neste ano, além de 9,8 mil focos do mosquito Aedes aegypti. Os bairros com mais registros são Aventureiro (730 focos), Costa e Silva (523) e Floresta (461).
Leia também:
Santa Catarina chega a 71 mortes por dengue em 2022
SC volta a ter pacientes à espera de leito de UTI em hospitais
Joinville tem edital de R$ 12,3 milhões para credenciar serviços de saúde mental