Na manhã desta terça-feira a Secretaria de Habitação de Joinville reabriu a entrega de mais 600 agendamentos para inscrições no Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Os agendamentos começaram às 8 horas e seguiram até o meio dia. Para poder estar entre os atendidos, muitos joinvilenses chegaram ainda na noite de segunda-feira ao local. Lucimara Correa, 34 anos, foi uma das pessoas que encarou a chuva para pegar a fila. Ela chegou às 22 horas e tem a esperança de ser uma das sorteadas pelo Programa do Governo Federal.
Continua depois da publicidade
_ Espero conseguir minha casa própria e deixar de pagar aluguel, vemos que o programa é sério e atende quem realmente necessita_, diz.
No início do mês, muitas pessoas não conseguiram se candidatar às casas populares do Minha Casa Minha Vida, e esta foia uma nova oportunidade.
_Temos uma capacidade determinada de atendimentos durante o ano, porém extrapolou nossa expectativa e para evitar deixar famílias de fora, vamos ampliar o número de atendimentos para poder atender quem não conseguiu_ afirma o secretário Joaquim Alves dos Santos.
Continua depois da publicidade
:: Leia as últimas notícias de Joinville e região ::
Para participar do programa é necessário que a família interessada resida em Joinville há mais de três anos, receba até seis salários mínimos (R$ 4.728), não ter sido beneficiada anteriormente em programas de habitação social do governo e não possuir ou ter possuído casa própria ou financiamento. Os interessados fazem o agendamento e no dia marcado retornam com todos os documentos para o preenchimento da ficha. Após este processo é feita a análise socioeconômica para enquadramento no Programa. Quando houver novos empreendimentos, os inscritos em condições aptas podem participar do sorteio.
O secretário Joaquim Alves explica a necessidade de abrir novamente o agendamento devido a alta procura, superando a média de atendimentos dos anos anteriores. _Devido a seriedade do trabalho, os resultados obtidos e as pessoas acompanhando o programa e as unidades entregues, criou maior credibilidade ao trabalho da SH e por isso houve uma procura acima do normal_ revela.
Para fazer o agendamento, os principais documentos que devem ser apresentados são o CPF e Carteira de Identidade. A inscrição é gratuita e intransferível, e este processo de agendamento é destinado para as pessoas que ainda não têm registro na Secretaria de Habitação.
Continua depois da publicidade
Para o aposentado Alfredo Budal Arins e sua esposa Maria Lurdes Ghiot, o que motivou a procura foi perceber que outros amigos do casal foram atendidos pelo Programa e deixaram de pagar aluguel.
_O programa funciona e o mais importante é apresentar toda a documentação e não mentir em nada. Com isso, logo deixaremos o aluguel e teremos nossa casa_ destaca o aposentado.
Segundo informações da Secretaria, apenas neste ano, já foram agendados 2 mil atendimentos.