– Boa tarde, somos do jornal ?A Notícia? e estamos fazendo uma reportagem sobre o que cidadãos comuns esperam do futuro prefeito e de Joinville…-, apresenta-se o repórter.

Continua depois da publicidade

VÍDEO: Fala Cidadão: AN conversa com moradores de cinco regiões de Joinville

– É sobre eleições? Tô fora, política não é comigo -, corta uma moradora do América, na zona Norte, desconfiada.

Várias tentativas depois, em outra parte da cidade:

Continua depois da publicidade

– Eu até responderia, mas minha tia é candidata a vereadora, então é melhor ?deixar quieto’ -, diz outro cidadão, na zona Norte.

E de novo, desta vez na zona Sul:

– Não adianta eu falar porque não muda nada. É só ver as promessas dessa campanha, são as mesmas de 2008 – retruca um senhor no João Costa.

Estes são alguns dos casos de bastidores desta reportagem que ouviu cidadãos comuns, sem filiação partidária, das diferentes regiões de Joinville, sobre o que pensam a respeito da política, o que esperam do próximo prefeito e o que desejam para o futuro da cidade.

Continua depois da publicidade

A repulsa e a descrença com a política ficam evidentes. Mas entre quem concordou em dar sua opinião, também há desejos de uma cidade melhor, percepção de problemas reais (às vezes até simples) e consciência sobre necessidades recentes, como mais ciclovias.

A escolha dessas pessoas ocorreu de maneira aleatória. A reportagem bateu de porta em porta na zonas Sul, Norte, Leste, Oeste e na região central. Os cinco que concordaram sentaram-se na sala de casa, diante de uma câmera, e falaram sem muitas interferências. Os depoimentos também estão em um videodocumentário no

Uma constatação é que esses cidadãos comuns não sonham com obras mirabolantes, promessas futuristas ou monumentos grandiosos, mas querem uma manutenção visível e sensível de serviços básicos como saúde, educação, segurança e conservação de ruas.

Continua depois da publicidade

É não deixar escolas abandonadas a ponto de serem interditadas. Não ter tanta demora ou mau atendimento na saúde. Não esperar para recapear uma rua só depois que um pequeno buraco evoluir para uma cratera. Quem sabe, pôr meia dúzia de trabalhadores por bairro para que toda semana varram ruas, rocem o mato e capinem. Em relação ao próximo prefeito, esperam que cumpra promessas após eleito, seja sincero e converse com as pessoas.

PDF: opinião dos cidadãos