Os moradores de Joinville atingidos pelas chuvas na virada de ano poderão retirar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O Governo Federal reconheceu a situação de emergência decretada pelo município após a forte chuva e alagamentos, o que permite a liberação do recurso pela Caixa Econômica Federal.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Segundo a prefeitura, a Defesa Civil vai repassar à Caixa durante a semana as informações sobre os bairros afetados. Após isso, o banco federal inclui os dados no sistema e os trabalhadores poderão solicitar a liberação do FGTS pelo aplicativo da Caixa.
Ainda não há uma data definida para que os moradores afetados tenham acesso ao recurso. Os bairros também não foram divulgados pela prefeitura até o momento. Os detalhes de como ter acesso a FGTS serão divulgados pelo município assim que o benefício estiver disponível.
A partir da publicação da portaria do Governo Federal reconhecendo a situação de emergência, a Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville (Seinfra) também podem pleitear recursos para obras emergenciais.
Continua depois da publicidade
> Joinville libera acesso a supermercados para mais de uma pessoa por família
A chuva que atingiu Joinville começou por volta das 22 horas de 31 de dezembro. Em aproximadamente seis horas, o acumulado chegou a 169 milímetros. Três residências precisaram ser interditadas e 41 deslizamentos foram atendidos pela Defesa Civil.
Além disso, houve dano na rede pluvial e o sistema de macrodrenagem de algumas ruas foi danificado. Em todas as regiões de Joinville foram registrados pontos de alagamento.
Leia também
> Dois homens são mortos a tiros em Joinville em menos de dez horas
> Homem é preso após agredir companheira com chutes na cabeça em Jaraguá do Su