Jaraguá do Sul amanheceu a sexta-feira contabilizando os estragos e realizando reparos por toda cidade por causa do temporal do início da noite da última quinta-feira. Durante todo o dia, equipes da Secretaria Municipal de Defesa Civil avaliaram os prejuízos e auxiliaram na recuperação dos 12 bairros atingidos. O secretário da Defesa Civil, Leocádio Neves e Silva, afirma que as principais ocorrência foram destelhamentos e quedas de árvores.
Continua depois da publicidade
– Também ocorreram alagamentos em alguns pontos da cidade. O pluviômetro instalado na Defesa Civil registrou um índice de 52 milímetros em meia hora de chuva. Para se ter uma ideia da dimensão do temporal, normalmente no mês de novembro a média mensal é de 200 milímetros – enfatiza.
A Defesa Civil contabilizou que cerca de 70 árvores foram arrancadas pela ventania, atingindo telhados de casas, estabelecimentos comerciais e obstruindo ruas. Foram distribuídos cerca de 300 metros de lonas para famílias que tiveram as casas parcialmente atingidas. A Arena Jaraguá teve vidraças quebras; o Arquivo Histórico, documento danificados; e uma estação do Samae também foi atingida. Cerca de 45 mil residências e empresas ficaram sem luz, segundo a gerência da Celesc.
Entre os atingidos, está o produtor Willi Paulo Henning, de 78 anos, do bairro Rio da Luz 2, que teve parte do galpão destruído. Ele relata que o estrago irá prejudicar seu trabalho com bois de confinamento. Henning espera que a Prefeitura auxilie nos reparos.
Continua depois da publicidade