Os moradores de Itapoá quase passaram de espectadores para atores vítimas após o acidente num terminal de cargas, em São Francisco do Sul que aconteceu na noite da última terça-feira. Isso porque durante o dia A fumaça do incêndio subiu em direção Norte e avançou para a Baía da Babitonga , no limite entre a cidade de São Francisco do Sul e Itapoá, e também para o litoral sul do Paraná.

Continua depois da publicidade

Com o alerta ligado, o prefeito de Itapoá, Sérgio Aguiar (PMDB), entrou em contato com o prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Zera (PP), e diante do desencontro de informações sobre o perigo ou não da fumaça, resolveu emitir um comunicado nas rádios da cidade pedindo para que todos saíssem de casa caso a fumaça continuasse avançando.

Assim, ele cancelou às aulas nos colégios municipais e creches, como também fechou os postos de saúde – apenas o Pronto Atendimento ficou aberto. Além disso, a administração do munícipio praiano pediu que todo o comércio da cidade fechasse durante o dia.

Por fim, a Prefeitura, auxiliada pelos Bombeiros Voluntários de Itapoá e da Defesa Civil, retirou 20 famílias, cerca de 60 pessoas, de suas casas no bairro Pontal e Figueira. Mas o desalojamento durou pouco, já que no fim da manhã, já havia sido confirmada a informação de que a fumaça não era tóxica.

– Foi mais um grande susto que levamos. Isso serve como alerta do que algum procedimento errado pode causar. As informações desencontradas atrapalharam no começo, mas agora já ajeitamos tudo – conta o prefeito, que confirma que nesta quinta-feira tudo voltará a normalidade.

Continua depois da publicidade

Mesmo assim, as operações do Porto Itapoá estão suspensas preventivamente, desde o período da manhã, também devido à fumaça.

Mesmo com mudança na direção do vento, orientação da Defesa Civil é para que ninguém saia da cidade. Ainda segundo a Defesa Civil, a nuvem deve passar bem alto pela região, sem atingir os moradores.

Segundo o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski, o comportamento da fumaça depende muito da altura em que ela está na atmosfera, mas, até então, tudo indica que ela não deva subir demais – o que reforça o fato dela continuar seguido para o Norte, na mesma direção do vento.

A tendência é que o vento sul permaneça pelo menos até a quinta-feira. No fim da tarde, ele muda novamente de direção e entra para o sentido sudeste, empurrando para Joinville. A previsão das direções do vento são mais precisas, porque não há muita variação.

Continua depois da publicidade