Uma das regiões mais afetadas com a chuva em Itajaí está recebendo um sistema inovador de prevenção aos alagamentos. A Defesa Civil da cidade está implantando na área do Ribeirão da Murta um aviso via SMS para riscos de cheias. O sistema alerta automaticamente os moradores cadastrados quando o nível da água nos pontos próximos de telemetria atingirem um grau preocupante. A informação é a mesma já disponível no site da prefeitura, mas com o diferencial de alcançar os moradores via celular.
Continua depois da publicidade
– Nesse primeiro momento escolhemos uma área que é problemática, na região mais vulnerável do Ribeirão da Murta. Vamos avaliar se o sistema é assimilado pelos cadastrados, que vão receber o alerta sempre que a cota da telemetria for atingida – explica o coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira.
Cadastro
Cerca de 80 famílias foram cadastradas no sistema que é inédito em Santa Catarina. Uma delas é a de José Cota, que já está apto a receber mensagens em caso de alterações no nível das águas. A família do soldador tem oito pessoas e já perdeu seus pertences diversas vezes com as cheias.
Continua depois da publicidade
– Espero que com o aviso a gente tenha mais tempo para retirar nossos móveis e para sair de casa quando for preciso – diz.
Nos 11 anos em que Marilene da Rosa mora na Murta, ela teve a sua casa invadida pela água pelo menos sete vezes. Atualmente, ela vive com a ameaça de desabamento.
– Como a gente mora nas áreas de perigo é difícil dormir à noite pensando se a água vai invadir. Com o aviso vamos ficar mais tranquilos – revela.
Continua depois da publicidade
Além dos cadastros já feitos, a equipe pretende ainda registar mais 20 famílias da região. A ideia é avaliar o grau de assimilação das mensagens, se a linguagem é apropriada e, principalmente, se as pessoas vão responder aos SMS em caso de evacuação.
– Pela geografia, Itajaí é uma cidade vulnerável a alagamentos. Nosso objetivo é que as pessoas possam estar preparadas para o pior e por isso queremos trabalhar pontualmente os problemas em diferentes regiões – afirma Pereira.
Alertas serão emitidos para áreas específicas
Com as mensagens, alertas poderão ser emitidos para áreas específicas, como em pontos onde acontecem alagamentos isolados. O coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira, acredita que as pessoas vão valorizar mais os avisos direcionados, já que muitas vezes os moradores de certas partes da cidade verificam no site que há alagamentos, mas como não o veem perto de onde moram acabam acreditando que a previsão está errada.
Continua depois da publicidade
– Com cada região sabendo o que está acontecendo perto de sua casa, a credibilidade do alerta será melhor. Hoje, algumas pessoas acham que estamos errados quando emitimos avisos de alagamentos na cidade pelo site e não há nada perto de seu bairro. Enquanto isso, outras localidades sofrem com cheias e nem sempre os moradores conseguem acessar a internet para saber o que está vindo – esclarece.
Os avisos por SMS ainda não têm uma data certa para serem implantados em toda cidade, mas a Defesa Civil acredita que assim que a comunidade da Murta for avaliada já será possível disponibilizar o sistema para outros bairros. Em um futuro próximo, o cadastro será feito pela internet e todos os moradores de Itajaí poderão, sem custo, registrar seu celular para receber alertas de cheias em suas localidades.