Dois homens que foram diagnosticados com febre amarela no Vale do Itajaí receberam alta dos hospitais em que estavam internados desde a semana passada. O homem de 47 anos, morador de Pomerode, da região do Vale do Selke, deixou o Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, nesta terça-feira (3). Já o morador de Indaial, de 50 anos, voltou para casa no sábado (29). As informações são da Secretaria da Saúde de Pomerode.
Continua depois da publicidade
O indaialense, que trabalha em Pomerode, no bairro Ribeirão Souto, estava internado em Joinville, no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. O caso dele não era considerado grave, diferente do outro homem. No entanto, já no começo desta semana o pomerodense havia deixado a UTI do Nereu Ramos.
O único morador do Vale do Itajaí que continua internado em estado grave, na UTI da unidade da Capital, é um paciente de 45 anos. Ele foi levado para Florianópolis no último dia 18. Ele vive sozinho em uma casa localizada em uma área mais afastada de Pomerode, conhecida como Alto da Serra.
Não vacinados
Nos três casos, os homens não tinham registro da vacina contra a doença, que é transmitida pelo mosquito. Agora, os que já estão em casa serão monitorados pela Secretaria de Saúde de Pomerode e Indaial.
— O controle dos pacientes é feito através de exames a cada três dias até eles normalizarem. O guia de Vigilância Epidemiológica diz que a infecção confere imunidade duradoura e que pode se estender por toda a vida — explicou a secretária municipal de Saúde de Pomerode, Lígia Hoepfner.
Continua depois da publicidade
Instituições de saúde de todo o estado ressaltam a importância da vacinação contra a febre amarela, única forma de prevenir a doença, e reforçam que todos os moradores com mais de nove meses devem ser imunizados. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde.