Moradores de Florianópolis tiveram a água cortada após o fim do convênio entre a Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) e o Banco Bradesco para pagamento das contas. O Procon da Capital notificou as empresas sob a afirmação de que o banco e a companhia por não informaram sobre o final do acordo, que garantia o débito automático em conta para o pagamento da fatura. A Casan negou. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Com o fim do convênio, as contas dos consumidores não foram pagas, e por isso, o fornecimento foi cortado. No entanto, o Procon afirma que a Casan e o Bradesco não comunicaram que o pagamento não seria mais automático, e por isso, não houve o quitamento. 

A Secretaria de Defesa do Cidadão argumentou que “O Código de Defesa do Consumidor (CDC), prevê como direito básico a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral, bem como a obrigação de fornecimento de atendimento adequado, eficiente, seguro”.

No entanto, a Casan afirmou que o final do acordo foi comunicado no site oficial e por meio de sua Central de Atendimento 24 horas. Além disso, a companhia disse em nota que “faturas em aberto de usuário optantes pelo débito em conta receberam um alerta na própria conta de agua/esgoto, sendo o vencimento alterado sem qualquer cobrança de juros”. 

Continua depois da publicidade

Segundo a prefeitura, a casan tem 10 dias para prestar informações e esclarecimentos ao Procon. 

Já a Companhia enviou à reportagem o link de um avisos prévio feito ao consumidor sobre o final do convênio. 

Leia também

Ícone do motociclismo de SC se acidentou em curva com óleo e cercada de pedra na BR-282

SC tem o menor número de gravidez na adolescência, diz IBGE

Epicentro da crise da Saúde, hospital de SC dobra atendimentos em sete dias