Os moradores de Florianópolis podem pagar o IPTU 2023, em cota única, com 10% de desconto até 6 de fevereiro. A partir da data, a redução do valor será de 5%, em pagamento único, até março. Depois, o imposto deve ser pago apenas através de boletos, de forma parcelada.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os contribuintes receberam no início de janeiro os carnês físicos, mas podem emitir as guias pelo site da prefeitura. Na página, é preciso clicar em “IPTU 2023” e inserir CPF ou inscrição imobiliária. No site também é possível solicitar segunda via de boleto.

Os valores já com descontos estão inclusos no carnê em uma folha separada com data de vencimento, tanto para fevereiro quanto para março.

Melhor pagar a vista o parcelado?

Segundo o educador financeiro do C6 Bank, Liao Yu Chieh, uma série de fatores influenciam na decisão de pagar o IPTU à vista ou parcelado.  

Continua depois da publicidade

Conforme explica, pagar à vista é uma boa opção para moradores que possuem dinheiro guardado disponível e estão com o orçamento equilibrado. 

— Para quem tem dinheiro guardado e é do tipo que se esquece de pagar os boletos dentro do prazo, é melhor pagar à vista. A vantagem, nesse caso, é tirar a dívida da lista de pendências financeiras e evitar o risco de esquecer de pagar alguma parcela e incorrer em juros e multa — explica o especialista. 

Para ele, o desconto de 10% em Florianópolis se torna vantajoso pela diferença de preço entre a cotação única e parcelada, situação diferente de outras Capitais, em que o desconto para pagamento único é menor. Nestes, casos, segundo ele, não vale a pena tirar dinheiro de um fundo de caixa, que pode estar investido e, consequentemente, rendendo mais, para quitar o imposto.

Leia também

Sem ar-condicionado, ônibus de Florianópolis viram “fornos” e usuários sofrem com o calor

Continua depois da publicidade

Casa de Vidal Ramos com risco de desabamento deve ser preservada em Florianópolis, decide MP