Um grupo de moradores da rua General Vieira da Rosa, na Caieira do Saco dos Limões, em Florianópolis, decidiu não esperar por uma ação da prefeitura. Nesta semana, eles foram para a via com tinta branca e pincel para pintar uma faixa de pedestres improvisada e fixar placas de trânsito.
Continua depois da publicidade
O local fica entre duas ladeiras bastante íngremes que dão acesso ao topo do Morro da Cruz, e muitos motoristas passam rápido demais pela via. O problema é que a região é repleta de crianças, que agora durante as férias escolares estão sempre na rua jogando bola ou soltando pipa.
— Já mataram dois cachorros atropelados aqui, então a gente teve que se mexer. Agora vamos ter que responder na prefeitura, mas se eles fizessem, a gente não precisaria se mexer — conta o morador Paulo Roberto Correia.
Por isso, além da faixa e de uma pintura na via pedindo para reduzir a velocidade, há também a sinalização vertical alertando: “cuidado, crianças”.
Continua depois da publicidade
A faixa de pedestres “original”, feita pelo governo, está praticamente apagada. Por isso, argumenta o seu Paulo, a necessidade era urgente de se pintar uma nova. Segundo ele, o pessoal deve pintar novamente a faixa apagada nos próximos dias.
A Diretoria de Operações (Diope) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbanos é o órgão responsável pela sinalização de trânsito na Capital. Segundo eles, a sinaliação está fora do padrão. O Diope, no entanto, informou à reportagem apenas que ainda vai avaliar o que será feito no local.
Esse não é o procedimento adequado a se tomar em casos como esse. Conforme a prefeitura, para solicitar qualquer tipo de sinalização vertical ou horizontal nas vias públicas de Florianópolis, é necessário entrar em contato com o Diope. O órgão atende no telefone 3251-4981 das 10h às 19h ou no e-mail autorizacao.diope@gmail.com.
Continua depois da publicidade