Os moradores de Cabeçudas fizeram uma pedalada por mais segurança na praia neste domingo em Itajaí. A principal reivindicação é que a prefeitura agilize a construção de uma ciclofaixa na orla da praia, que não está contemplada no projeto de revitalização do bairro. A manifestação começou por volta das 9h e reuniu dezenas de ciclistas.
Continua depois da publicidade
Os participantes saíram de frente ao Hotel Marambaia, em Cabeçudas, e seguiram até a Praça Genésio Miranda Lins, na Beira-rio. O presidente da Associação de Moradores do bairro, Zenaldo Feuser, explica que os ciclistas percorreram o trajeto que será reformado, com o objetivo de demonstrar a importância da ciclovia.
– Queremos que a obra comece logo e que o prefeito estenda a ciclovia para a orla da praia, acabando com o problema do som alto que causa transtorno aos moradores, além de melhorar a urbanidade e dar mais segurança – afirma.
Para fazer a ciclofaixa na orla, a prefeitura terá que retirar 75 vagas de estacionamento. No edital de licitação da obra de revitalização, que vai da Praça Genésio de Miranda Lins até o bairro, não está prevista a ciclovia solicitada pelos moradores.
A prefeitura informou que o prefeito Jandir Bellini ainda não decidiu sobre a possível retirada das vagas. Segundo a assessoria de imprensa, ele estaria analisando se é melhor aguardar o início das obras ou antecipar a ciclovia.
Continua depois da publicidade
A obra do Caminho de Cabeçudas, orçada em R$ 4,8 milhões, terá áreas de contemplação, travessias, melhoria no sistema de drenagem, reconstrução de calçadas e implantação de ciclovias.